Lula deve agir para tirar Tabata Amaral das eleições em SP

Nomes ligados a Lula e à cúpula do PSB afirmam que o presidente deve realizar uma investida para convencer a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) a retirar a sua pré-candidatura à prefeitura de São Paulo. A ideia é que ela e o partido integrem a base aliada de Guilherme Boulos (PSOL-SP), que já tem o apoio de Lula e do PT.

A principal possibilidade debatida pelo Palácio do Planalto é um convite para que Tabata assuma o Ministério de Ciência e Tecnologia. A pasta é comandada por Luciana Santos, que é do PCdoB, partido federado ao PT, o que facilitaria uma possível troca. A área de Ciência e Tecnologia é uma das principais bandeiras da deputada durante o seu mandato. 

Outro fator que pesa a favor da proposta é o fato de o PSB ter perdido o Ministério da Justiça com a nomeação de Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF). Assim, o partido recuperaria uma pasta no governo federal.

A saída de Tabata Amaral da disputa pela prefeitura de São Paulo facilitaria a estratégia da campanha de Boulos em nacionalizar o debate em um duelo com Ricardo Nunes, que deve ser apoiado por Jair Bolsonaro. Na semana passada, Lula afirmou que as eleições em São Paulo serão uma disputa direta entre ele e o ex-presidente. 

Na capital de São Paulo é uma coisa muito especial. Uma confrontação direta entre o ex-presidente e o atual presidente, é entre eu e a figura“, afirmou sem citar Bolsonaro.

No entanto, a avaliação do grupo político de Tabata é de que a candidatura será mantida mesmo com as pressões externas. A deputada lançou oficialmente sua pré-candidatura em um evento na última quinta-feira (25).

A estratégia de Lula é a mesma que foi adotada nas eleições de 2022, quando pediu para que Guilherme Boulos e Márcio França (PSB) retirassem suas candidaturas para apoiar Fernando Haddad (PT). Em contrapartida, o PT apoiou França na disputa pelo Senado e se comprometeu a apoiar Boulos no pleito municipal de 2024.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.