Macro Day 2023 do BTG Pactual aposta em tendências macroeconômicas para tomada de decisões financeiras

O Grupo VOTO esteve presente no Macro Day 2023 do BTG Pactual, um dos eventos mais aguardados no mundo corporativo. Realizado nesta segunda-feira (6) em São Paulo, reuniu grandes personalidades do mercado e da política brasileira em um ambiente de discussão e debate sobre tendências macroeconômicas.

 

Dentre eles, André Esteves, Chairman e sócio sênior do BTG Pactual; Cila Schulman, consultora política; Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados; Rodrigo Pacheco, presidente do Senado; Fernando Haddad, ministro da Fazenda; Luís Roberto Barroso, presidente do STF; Tereza Cristina, senadora e ex-ministra da Agricultura; Cláudio Castro, governador do RJ; Tarcísio de Freitas, governador de SP; Helder Barbalho, governador do PA; Renato Casagrande, governador do ES; Fabiana Arana, sócia do BTG Pactual; e outras autoridades políticas e do meio empresarial.

 

Reforma Tributária e crédito agrícola em pauta

 

Em sua fala, Lira disse que a jornada da Reforma Tributária já é vitoriosa só pelo andamento que foi possível dar este ano à pauta. Sua expectativa é promulgá-la tão logo retorne do Senado. “Claro que, para isso, levaremos em conta as observações de cada Senador”, explica o presidente da Câmara. 

 

Para Haddad, “A reforma tributária, pela lente do ideal, é nota 7, mas estamos saindo de um sistema nota 2. O governo não vai conseguir acertar tudo o que precisa ser acertado nesses quatro anos. Precisamos recalibrar os impostos sobre o consumo e a renda para sermos mais justos e transparentes”.

 

“Medidas microeconômicas estão sendo tomadas, o que é bom, como o marco de garantias, o marco de seguros, o Desenrola. Tem muita coisa andando à margem da agenda macroeconômica, mas que tem impacto também macroeconômico”, finalizou o ministro da Fazenda.

 

A senadora Tereza Cristina defendeu mais concessão de crédito para silos e armazéns dentro e fora das fazendas, tornando a logística mais simples também. “A agricultura no Brasil foi feita desbravando, mas, agora, temos que diminuir o custo-Brasil. A ex-ministra propõe um formato de crédito tailor-made — feito sob medida para a realidade dos produtores —, cujo prazos passem a condizer com a realidade do negócio rural.

 

Base sólida, decisões firmes

 

Além dos painéis políticos, na edição de 2023 do Macro Day, os participantes tiveram acesso a informações para embasar suas decisões financeiras, a partir de insights sobre economia global e tendências de mercado. Um dos propósitos do evento era aprofundar o entendimento dos presentes e promover decisões mais informadas no mundo dos negócios e das finanças.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.