MDS doa 89 toneladas de leite em pó ao RS

O ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, entregou, nesta sexta-feira (15), 89 toneladas de leite em pó a 77 paróquias do Rio Grande do Sul, em ato na Arquidiocese de Porto Alegre. O produto será destinado a 13 municípios gaúchos, beneficiando diretamente a 7,4 mil famílias em situação de vulnerabilidade social. Cada uma receberá 12 quilos do alimento, quantidade suficiente para quatro meses de consumo.

Para o ministro, a doação fecha um ciclo de auxílio a pessoas atendidas pelos serviços das paróquias e aos agricultores familiares do estado, que enfrentam crise na produção de lácteos e a concorrência de países vizinhos. “Com essa medida, todos saem ganhando. Tanto o agricultor familiar que vendeu o leite para o governo como as famílias atendidas por essas entidades”, destaca o gaúcho.

O leite em pó doado foi adquirido em novembro do ano passado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para socorrer os agricultores atingidos pela concorrência uruguaia. Ao todo, foram investidos R$ 15 milhões na compra de mil toneladas do produto, que, desde então, vem sendo doado a entidades que prestam serviço de assistência social. Então ministro na época da compra, o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) também estará no evento para celebrar a entrega.

Os municípios beneficiados são Porto Alegre, Guaíba, Nova Santa Rita, Canoas, Charqueadas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Sapucaia do Sul, Viamão, Alvorada, Arroio dos Ratos, Butiá.

Ainda participaram da cerimônia o arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Porto Alegre/RS, Dom Jaime Spengler; a secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lílian Rahal; os prefeitos das 13 cidades beneficiadas, e representantes da Emater e da Ceasa.

PAA – A aquisição de leite em pó foi realizada por meio da modalidade Compra Direta, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que tem por finalidade manter competitivos os preços de produtos da agricultura familiar, garantindo estabilidade econômica ao pequeno produtor rural.

Foto: Clarice Castro

Tag:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.