Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, pede demissão

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, pediu demissão ao presidente Jair Bolsonaro na tarde desta quarta-feira (23), de acordo com o jornal O Globo. Quem substitui Salles é atual Secretário da Amazônia e Serviços Ambientais da pasta, Joaquim Álvaro Pereira Leite.

O ato de exoneração do ministro foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta.

Salles estava sob pressão por ser alvo de duas investigações no Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, ele também alegou motivos familiares para deixar o cargo, apesar do respaldo do Palácio do Planalto.

Na Operação Akuanduba, deflagrada em maio, ele foi alvo de mandados de busca e apreensão e teve seus sigilos bancários e fiscal quebrados. Esse processo é relatado pelo ministro Alexandre de Moraes.

No início de junho, a ministra Cármen Lúcia autorizou a abertura de um inquérito para apurar se o ministro obstruiu as investigações de um esquema de desmatamento ilegal na região, a Operação Handroanthus, considerada a maior já realizada.

Novo ministro

O novo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite é formado em administração de empresas. Está desde julho de 2019 no Ministério do Meio Ambiente – foi Diretor do Departamento Florestal e Secretário da Amazônia e Serviços Ambientais.

Álvaro é ligado ao agronegócio – atuou no ramo da cafeicultura e foi conselheiro da Sociedade Rural Brasileira (SRB) por 23 anos. A entidade tem relacionamento próximo com a Frente Parlamentar da Agropecuária.

Com informações do Jornal O Globo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.