No Brasil de Ideias, governador de Minas explica como o estado está vencendo a Covid

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), palestrou nesta segunda-feira (24), no almoço do Brasil de Ideias, o primeiro organizado pelo Grupo VOTO pós-pandemia.  No evento, exclusivo para convidados, ele falou sobre como o estado vem combatendo e vencendo a pandemia do novo Coronavírus.

Zema ressaltou a importância do investimento público para vencer o vírus e garantir segurança para a retomada gradual da atividade econômica mineira. “Quase dobramos o número de leitos de UTIs por todo o estado. Quanto mais leitos, mais segurança e opções de flexibilização da atividade econômica”, explicou. Além dos leitos, o governo estadual comprou uma grande quantidade de respiradores já no mês de maio, o que, segundo Zema, contribuiu para diminuir os impactos da pandemia. No total, o estado financiou mais de 1580 leitos de UTI e adquiriu 1390 respiradores para a população mineira. Além disso, Zema garantiu 12 milhões de EPI e 9 mil leitos de enfermaria.

Outra estratégia acertada do governo estadual foi dar autonomia aos prefeitos para aplicarem os protocolos de segurança sanitária. “São 853 municípios. Seria muita pretensão nossa querer decidir sobre tantas realidades diferentes. Por isso, apostamos na autonomia das prefeituras”, afirmou.

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, nas últimas 24 horas foram confirmados 15 óbitos e 1.306 casos. Com isso, o número de pessoas que ficaram doentes no território mineiro saltou para 195.920. Na tarde de hoje, o Secretário Estadual de Saúde de Minas, Carlos Eduardo Amaral, afirmou que vê sinais de que Minas está iniciando uma queda nos casos de coronavírus.

Enxugamento da máquia pública

Uma das metas de Romeu Zema à frente do Executivo é diminuir a quantidade de funcionários públicos e a folha salarial do estado. Uma das medidas adotadas em seu governo foi o desligamento de 50 mil funcionários. Para Zema, o feito demonstra a quantidade absurda de servidores que incham o Estado. “Demitimos 50 mil e continuamos operando de forma normal. Qual empresa no mundo consegue fazer isso e continuar funcionando? Claramente é preciso usar melhor o dinheiro público”, destacou.

Filipe Sabará também foi convidado especial do Grupo VOTO.  Ele é pré-candidato à prefeitura da cidade de São Paulo. No setor público, ele atuou no comando da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, e é criador do programa Trabalho Novo, que gerou mais de 3 mil empregos para pessoas acolhidas das ruas em mais de 190 empresas.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.