Nova meta do Governo Federal prevê fibra ótica em 99% das cidades brasileiras até 2025

O novo Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU 5) do setor de telecomunicações foi publicado no Diário Oficial da União (DOU),  desta quinta-feira (28). Assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, o decreto passa a valer em substituição do PGMU 4 e tem validade para o período de 2021 a 2025.

Com o novo plano as concessionárias de telefonia fixa terão a obrigação de investir na implantação de redes de fibra ótica, também conhecido como backhaul. Cerca de 1,5 mil municípios brasileiros ainda não possuem essa estrutura.

O backhaul são redes de alta capacidade e velocidade que são utilizadas na prestação de serviços de telecomunicações. Essas redes permintem a conexão de localidades à rede nacional de telecomunicações, estas chamadas de backbone, por onde trafegam os dados de internet.

Segundo a Secretaria Geral da Presidência a estimativa é de que a cobertura de internet por fibra ótica alcance cerca 5.500 cidades, equivalente a 99% dos municípios brasileiros até 2024.

Com o novo plano, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) precisa agora, em um prazo de três meses, elaborar a lista das cidades que deverão ser contempladas na meta.

Com informações da Agência Brasil

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.