“Novas gerações demandam espaços de trabalhos flexíveis e colaborativos”

Em entrevista para a Revista VOTO, Ivo Wohnrath, sócio da Athié Wohnrath, destaca os diferenciais que fizeram o escritório de arquitetura ser o maior do Brasil no setor corporativo. E revela: com a retomada consistente da economia, planeja crescer 10% em 2019

Com receita anual de mais de R$ 1 bi e cerca de 750 colaboradores, o maior escritório de arquitetura, construção e tecnologia do país projetou o espaço de algumas das principais empresas do Brasil – do Mercado Livre e Unilever à WMcCANN e Cacau Show. O que explica o sucesso da Athié Wohnrath vai muito além do design dos projetos: a companhia tem na essência o compromisso com processos de gestão, tecnologia e eficiência.

Uma das mentes por trás desses valores é Ivo Wohnrath. Ao lado do sócio, Sergio Athié, ele construiu uma sólida empresa de mais de duas décadas de história. Natural de Pirassununga, interior de São Paulo, ele foi para a capital paulista aos 18 anos para estudar na Fundação Getulio Vargas. Longe das pranchetas dos arquitetos, trabalhou no mercado financeiro e em vendas. E foi no setor comercial de uma empresa de móveis que ele se aproximou de Athié.

Wohnrath fala sobre a retomada da economia brasileira e os planos de expansão do escritório para os próximos anos.

A Athié Wohnrath atua há mais de 20 anos em um mercado extremamente dinâmico, que exige constantes mudanças e aprimoramentos. Na sua opinião, o que sustentou – e desenvolveu – a empresa ao longo dessas duas décadas?

Isso aconteceu principalmente pelo fato de estarmos sempre conectados aos nossos clientes e às suas demandas e, ao mesmo tempo, às mudanças globais que impactam diretamente todas as empresas. As novas gerações demandam espaços de trabalhos flexíveis e colaborativos. Interpretar corretamente a cultura das empresas é fator determinante para o sucesso dos projetos.

No auge da crise financeira, os grandes centros econômicos do país ficaram sobre-ofertados de escritórios. O Rio de Janeiro, por exemplo, atingiu recorde de taxa de vacância de mais de 40% em imóveis de alto padrão. Há sinais de que esse momento já passou? Como vocês sentem a temperatura do mercado imobiliário neste início de ano?

A mudança nesse cenário já começou a ocorrer no segundo semestre do ano passado, principalmente em São Paulo. De qualquer maneira, até mesmo o Rio de Janeiro começa a dar sinais de recuperação. Ela deverá ser mais lenta, porém, consistente.

Ao atuar com arquitetura e construção para grandes empresas, a Athié Wohnrath já trabalhou para diversos setores da economia. O que uma companhia busca quando escolhe vocês? O que vocês entregam de diferencial?

As empresas nos procuram por diversos fatores. Eles vão desde a inovação nos projetos até a própria solidez da empresa. Nós temos uma visão bastante pragmática na arquitetura, no sentido de usar os espaços para aumentar a eficácia das operações dos clientes. Há um compromisso fortíssimo de cumprimento de budget e prazo. No mundo corporativo, essas variáveis são muito relevantes. A forma estruturada como abordamos os processos e a qualidade de nossos profissionais também são muito importantes para a decisão.

Na relação com o cliente, vocês prezam pelo acompanhamento constante – oferecendo plataformas de controle e processos de gestão. Por que a Athié Wohnrath considera a transparência tão importante?

Para nós, a transparência sempre foi um elemento chave no relacionamento com os clientes. Isso acontecia muito antes de se tornar obrigatório como hoje. No atual contexto do país, ter políticas de compliance avançadas como temos é algo considerado um importante diferencial entre as grandes organizações. É fundamental o cliente ter clareza de todas as etapas do projeto e construção, bem como acompanhar o fluxo financeiro da obra. Nossos sistemas digitais garantem isso.

A certificação LEED é um selo concedido a projetos que atendem requisitos internacionais de sustentabilidade. E a Athié Wohnrath possui dezenas de empreendimentos com esse diferencial. O cliente brasileiro já está ciente da importância disso? Ele pede por isso ou a iniciativa costuma ser do próprio escritório?

A certificação é, cada vez mais, um elemento que faz a empresa mostrar seu compromisso com o meio ambiente. E isso tem impacto direto tanto para seus clientes como para os próprios colaboradores. Mesmo quando o cliente não menciona que deseja uma certificação, sempre trazemos esse tema para a mesa. Não podemos deixar de abordar o assunto. Nossos profissionais também já geram os projetos desde o início adotando os conceitos de sustentabilidade, mesmo quando o cliente não quer certificar o projeto.

Entre os cases que vocês gostam de ressaltar, há o exemplo de uma fábrica de trens de 18 mil metros quadrados construída em apenas dez meses. Como garantir agilidade em um país que ainda possui tantos desafios logísticos?

Sem dúvidas, o desafio é enorme. Mas quando nos propomos a atingir uma meta de entrega, é porque já estudamos profundamente todas as variáveis e todos os riscos envolvidos. Com isso, podemos garantir as datas. A maneira como estruturamos os processos internamente nos permite ter controle total sobre o cronograma e todas as atividades que lá estão. Outro fator importante é compreender o foco do cliente, entendendo claramente sua estratégia no mercado em que atua. Isso nos estimula ainda mais a cumprir os compromissos assumidos.

Boa parte do portfólio do escritório é formado por projetos da iniciativa privada. Há exemplos na área pública? Existe interesse em atuar também nessa área?

Já atuamos na área pública, mas contratados por uma empresa de consultoria. Com o novo momento político, não descartamos a hipótese de atuar também no setor público.

Quais são as metas de crescimento da empresa para este ano? E em que lugar vocês pretendem estar no futuro, daqui a cinco ou dez anos?

Estabelecemos uma meta de crescimento de 10% para 2019. Para os próximos anos, pretendemos ampliar significativamente nossa atuação nos segmentos de saúde e educação. O objetivo é conquistarmos a liderança nesses mercados. Também planejamos evoluir bastante no segmento de arquitetura e construção predial, atuando com nossas equipes e com nossa parceira internacional, a Arquitectonica, escritório de Miami que projeta edificações.

Tag:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.