O poder transformador da Inteligência artificial domina debates do Brasil de Ideias – edição especial South Summit

A revolução transformadora da sociedade com o advento da inteligência artificial (AI) e as mudanças tecnológicas foram o ponto central dos debates do Brasil de Ideias, edição especial South Summit Brazil, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. O fórum promovido há cerca de 20 anos pelo Grupo VOTO reuniu speakers públicos e empresariais em debates acerca do tema Da inovação à inclusão digital – desafios para um Brasil mais competitivo.

José Galló, presidente do Conselho de Administração das Lojas Renner, lembrou que a evolução tecnológica é cada vez maior e o mundo está mudando em uma velocidade “dramática”. “As pessoas e as empresas vão se transformar e os seus líderes precisam mudar o seu mindset. Estamos vivenciando uma nova onda tecnológica. Uma transformação maior que a da internet, estamos vivendo a inteligência artificial”, destacou o dirigente. Com essa nova onda, Galló profetiza o futuro. “O supermercado passará a ser uma experiência diferenciada. Saberemos quando compramos, quanto consumimos. Teremos uma reposição automática. Será uma revolução brutal”, diz. 

Marciano Testa, fundador do Agibank, relembrou o legado dos 42 empresários que acreditaram e foram fundamentais na criação do Instituto Caldeira, entre os quais Agibank e Renner. “Somos um benchmark para prefeituras e outros estados. Transformamos a vida, as mentes das pessoas”, relatou. Também destacou a mudança com a implementação da AI na vida das pessoas. “Se falava que um dia a AI ia acontecer e hoje é uma realidade. É transformador. Quem estiver ligado a essa tecnologia vai poder receber recursos, terá a atração natural de investimentos”, observa.

Cris Arcangeli, empreendedora serial e apresentadora do Shark Tank Brasil, destacou a mudança que estamos vivendo e falou sobre a importância de jovens e startups estarem inseridos nesse processo. “O Instituto Caldeira é um berço para startups e o lugar dos jovens se capacitarem e é esse trabalho que o Brasil precisa para se expandir”, constatou. 

Eduardo Cunha da Costa, Procurador-Geral  do Estado do RS, disse ser fundamental compreender o papel do jurídico para viabilizar essa transformação. “O poder público e a iniciativa privada são essenciais nesse processo. Precisamos estar preparados e o papel das instituições jurídicas é essencial no aspecto normativo, permitindo assim investimentos no setor. É preciso criar ambientes e um ambiente seguro para proporcionar essas novas mudanças”, acrescentou. 

Mediador do painel, o diretor-executivo do Instituto Caldeira, Pedro Valério, contou a história da instituição criada a partir da colaboração de 42 empresas. “Só no ano passado, tivemos 450 atividades, sendo mais de uma atividade por dia, envolvendo em torno de 300 mil pessoas”, contabilizou. “O Caldeira nasceu dessa quietude de como as instituições deveriam “surfar” na nova economia, na preocupação de se ter um país mais competitivo”, acrescentou.

Convidados ilustres

Na abertura do Brasil de Ideias, a presidente do Grupo VOTO, Karim Miskulin, disse ser uma honra inaugurar o Brasil de Ideias de 2024 em Porto Alegre neste momento ímpar da história do RS: a terceira edição do South Summit. “Evento que eleva a inovação e o protagonismo gaúcho, nos colocando na rota dos principais eventos de tecnologia do mundo. Essa conexão é rica demais e necessária para que possamos mostrar globalmente o potencial do Sul, numa relação perene de transformação e intercâmbio com os principais investimentos do planeta”, avaliou.

A abertura contou com as presenças do governador Eduardo Leite e do prefeito Sebastião Melo.  Leite destacou a parceria exitosa entre poder público e empreendedores. “O RS está vivendo um outro momento. Antigamente, se falava de crise, de dificuldades, fruto de décadas de desequilíbrio nas contas. Hoje, temos condições de sermos parceiros do South Summit”, relatou. Para ele, o momento coroa uma série de políticas públicas que consolidam o Estado como líder em inovação. “Temos a qualidade de universidades, de capital humano e o maior número de serviços digitalizados. Esse é o momento de colocar visibilidade na capital que o Rio Grande do Sul tem. Obrigado, Karim, por nos proporcionar esse encontro”, acrescentou.

Sebastião Melo lembrou que o Brasil está precisando “mais de ideias e menos de provocações”. “O Brasil de Ideias engrandece ainda mais o South Summit Brazil. Simboliza este momento que a cidade vive de transformações. Precisamos mudar mentes e promover inovação dentro da gestão e fora dela. Estamos fazendo a nossa parte, somos cidade amiga do empreendedor e capital da inovação”, disse. 

Já Thiago Ribeiro, CEO do South Summit Brazil, falou sobre o significado da data, primeiro dia do evento na Capital. “Dia de emoção e de intensidade. Um momento lindo, pujante e que faz dos eventos do Grupo VOTO sempre um sucesso”, disse.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.