O que pensa o Congresso brasileiro?

Pesquisa inédita publicada com exclusividade pela Voto aponta que, de cada três parlamentares, dois estão otimistas com a recuperação do país em 2021 e com a aprovação das reformas tributária e administrativa

O levantamento, realizado em cinco rodadas, entre julho e novembro de 2020, indica cenário promissor para o presidente no próximo ano: melhora no relacionamento com o Congresso – que tem dois terços dos entrevistados otimistas sobre retomada da economia e aprovação das reformas nos próximos meses, boa avaliação dos ministros e aprovação da agenda econômica.

O posicionamento reformista de boa parte do Congresso, alinhado ao governo, e a crescente confiança no ministro da Economia, Paulo Guedes, também devem facilitar o trabalho de Bolsonaro para pôr em prática a agenda adiada em razão da pandemia. Para 78,4% dos congressistas, de maneira geral, a agenda econômica governamental é correta. Em outubro, 66% concordavam com a condução da economia. Na primeira pesquisa, em julho, este índice era menor: 45,3%. Já os que discordam da agenda econômica recuaram de 54,8%, em julho, para 21,6%, em novembro. Dos parlamentares entrevistados, 62% estão otimistas em relação à recuperação da economia em 2021. Em julho, eram 47,3%. Os pessimistas caíram de 50,9%, em julho, para 33%, em novembro.

Em uma escala de 0 a 10, a confiança do Congresso em Guedes alcançou 5,4 em novembro, mesmo patamar de outubro. A avaliação é considerada estável, já que o ministro iniciou a pesquisa com nota 5,7, em julho; oscilou para 5,2, em agosto e setembro; e subiu, em novembro, para o patamar atual.

Para Leonardo Barreto, cientista político da Vector, a despeito de o cenário econômico desfavorável e da elevação do desemprego, que atingiu recorde de 14,4% no trimestre encerrado em agosto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os congressistas não associam esta conjuntura negativa à gestão da equipe econômica, mas a um reflexo da pandemia. “A percepção dos deputados e senadores é a de que o cenário atual só não é pior por causa da administração da pandemia que Paulo Guedes e sua equipe estão fazendo.”

Clique aqui ou no link abaixo e leia a edição completa da Revista Voto.

Boa leitura!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.