OMS e Unicef recomendam reabertura de escolas

(Foto: Governo do Estado de São Paulo)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou o guia sobre reabertura de escolas durante pandemia do novo coronavírus nesta terça-feira (15). No documento, a entidade indica que a retomada das aulas presenciais não acarretou em agravamento da pandemia na maior parte dos países acompanhados.

O guia, construído em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco), aponta que não há associação entre reabrir ou manter escolas abertas e aumentos na transmissão do coronavírus. A OMS aponta, porém, que existem casos em que países sofreram com novos surtos, mas sita apenas o exemplo de Israel.

De acordo com o guia, o fechamento dos centros educacionais só deve ser considerado em casos de não haver outras alternativas, uma vez que a covid-19 tem “carga direta limitada” sobre a saúde de crianças. Dentre os cuidados indicados pelo material está a limitação do número de alunos, distanciamento social, ventilação adequada, uso obrigatório de máscaras e revezamento de turmas.

O documento também admite que o fechamento dos centros de ensino impacta negativamente sobre diversos aspectos sociais, como a saúde infantil, educação, desenvolviemento, renda familiar e economia.

 

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.