ONYX LORENZONI: PELA PRIMEIRA VEZ NO BRASIL É O CIDADÃO QUEM TEM RAZÃO

Um Estado aparelhado ideologicamente, com um governo gigantesco e lento, diante da mais grave crise e o maior índice de desemprego da história. Para o ministro chefe da Casa Civil, esse foi o retrato do país herdado pela gestão do presidente Jair Bolsonaro. “Recebemos um Brasil de escolhas erradas. Fruto e produto de uma visão de que toda solução era o Estado, na contramão da história mundial”, resumiu Onyx Lorenzoni, durante o lançamento do Brasil de Ideias São Paulo, nesta semana.

Em sua exposição, Lorenzoni explicou algumas das estratégias do governo para mudar esse cenário. “O Bolsonaro sempre nos cobra: temos uma oportunidade única para transformar o país.” O ministro destacou as ações que levarão ao desenvolvimento sustentável – como a redução de impostos e a reforma da Previdência, considerada por ele a maior já realizada de uma vez só por um país ocidental. “Escolhemos crescer pelo investimento, e não pelo consumo, que costuma ser um voo de galinha”, sublinhou.

Uma das iniciativas comemoradas pelo chefe da Casa Civil foi a aprovação da MP da Liberdade Econômica, que irá “diminuir a espera e a dificuldade” para se empreender. “Todos os órgãos públicos agora têm prazo. E se não vier no prazo, você pode tocar o seu negócio”, salientou. “Pela primeira vez no Brasil, é o cidadão que tem sempre a razão, e não o governo.”

Experiência política

Deputado federal há 16 anos, Onyx Lorenzoni (DEM-RS) é médico veterinário e iniciou sua atuação política como dirigente de entidades da categoria no Rio Grande do Sul. Eleito deputado federal por mais quatro anos (2019/2022), é ministro-chefe da Casa Civil, onde coordena a a articulação entre o governo de Jair Bolsonaro e o Congresso Nacional.

Brasil de Ideias São Paulo

As principais reformas estruturais e os grandes desafios que serão enfrentados pelo país nos próximos anos foram tema de debate realizado nesta semana, em São Paulo. Promovido pelo Grupo VOTO, o primeiro Brasil de Ideias na capital paulista reuniu 150 líderes empresariais, políticos e formadores de opinião para uma conversa com os ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Osmar Terra (Cidadania), além da secretária Natália Marcassa de Souza (Fomento, Planejamento e Parcerias do Ministério da Infraestrutura).

Foto: Daniel Tavares

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.