Opção por Mourão

Dentre todos os vices possíveis no rol de Bolsonaro, o General Mourão, do ponto de vista eleitoral, era a opção menos recomendável. Mas esta tem sido a postura de Bolsonaro desde o começo de sua vida parlamentar e especialmente durante sua campanha. Possui enorme independência. A troca de partidos em sua carreira deixa isto muito claro. A chegada no PSL também é um exemplo desta tentativa de descolamento da tutela partidária, algo que procura imprimir em sua chapa.

Se de um lado isto joga sua candidatura ainda mais para o terreno dos outsiders, do outro, o exagero na dose pode vir a causar danos em seu potencial eleitoral. A chance de candidaturas como a de Bolsonaro não serem afetadas por decisões equivocadas, ocorre quando a chapa está embalada em uma onda, como foi com Collor em 1989 e com Jânio em 1960. O cenário para que uma candidatura deste molde embale desta forma está posta. Resta saber se o candidato do PSL conseguirá seguir neste caminho.

Será importante analisar se a certeza do voto em Bolsonaro foi afetada. Se continuar nos patamares altos que se encontrava, as chances de dano serão minimizadas. Entretanto, se este nível cair, pode surgir um alerta para a campanha avaliar novos caminhos.

O problema eleitoral de Mourão como vice na chapa é claro. Não amplia a base eleitoral. Pelo contrário, torna-a mais circunscrita, acentuando uma característica em detrimento de outras. Luiz Philippe de Orléans e Bragança ampliava a candidatura, assim como Janaína Paschoal ou até mesmo Marcos Pontes. De uma forma ou de outra, todos agregariam votos para além de Bolsonaro. A opção por Mourão fechou este vetor, tornando a chapa mais restrita.

As condições para vitória de Bolsonaro estão dadas pelo cenário e conjuntura política nacional, mas nem sempre o principal beneficiário de um movimento sabe lidar com a onda a favor, assim como foi com Marina Silva em 2014. Pequenos erros podem fazer uma campanha virtualmente vitoriosa se perder.

Por Márcio Coimbra, estrategista político e autor do Blog Casa Política

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.