Parceria público-privada (PPP) garantirá construção de 4ª ponte no DF

Com processo pronto, PPP da nova obra avança para análise técnica

A construção da quarta ponte do Distrito Federal (DF), por meio de Parceria Público-Privada (PPP), acaba de ser analisada pelo plenário do Tribunal de Contas do DF (TCDF) e autorizada para estudo de viabilidade técnica. Desenhada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob), a obra será chamada de Via Ponte Paranoá e receberá o investimento de mais de R$ 230milhões.

A Semob já realizou diversos processos antes de chegar à conclusão deste primeiro documento enviado ao TCDF, além de ter realizado consultas públicas, audiências, entre outras etapas cumpridas. Na justificativa do Governo do Distrito Federal (GDF), a construção da 4ª Ponte tem o objetivo de melhorar as condições de tráfego da DF-001, que é aquela que liga o Paranoá ao Lago Sul, no DF.

A ponte será erguida paralela à barragem do Paranoá, que não comporta o fluxo de veículos e não dispõe de infraestrutura para aguentar uma demanda tão pesada de veículos. Segundo especialistas, com a nova ponte, a barragem será desafogada e preservada.

A PPP garante um contrato de 17 anos entre GDF e iniciativa privada, o que significa que durante esse tempo, a empresa responsável pela obra vai construir, conservar e fazer a manutenção da ponte. A ação engloba também toda a infraestrutura viária da continuação e duplicação do trecho que abrange a DF-001, inclusive a ponte sobre o córrego Paranoá.

Com informações da Agência Brasília do GDF

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