PF vai ouvir Valeixo, Ramagem e Ricardo Saad nesta segunda feira sobre interferência de Bolsonaro

(Foto: Carolina Antunes/PR)

Dez pessoas citadas pelo ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, em depoimento sobre a suposta tentativa de interferência do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal serão ouvidas esta semana pela PF.

O primeiro depoimento será do ex-diretor geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo. Ele deve ser ouvido na manhã desta segunda-feira (11) na sede da PF em Curitiba, no Paraná. Sua exoneração do cargo foi apontada com a gota d’água para a saída de Moro do governo, em abril. A troca desagradou o ex-ministro, que pediu demissão na manhã seguinte.

Além dele, o ex-superintendente da Polícia Federal do Rio de Janeiro, Ricardo Saadi, será ouvido na sede da PF em Brasília. A exoneração de Saadi em agosto de 2019 criou tensão entre a corporação e o governo federal, gerando ameaças de exonerações em massa por parte de delegados.

Ainda nesta segunda, Alexandre Ramagem, primeiro nome indicado para substituir Valeixo no comando da PF, deve prestar depoimento durante a tarde. Sua nomeação foi barrada pelo ministro Alexandre de Morais um dia após a publicação no Diário Oficial da União. No lugar dele, Bolsonaro indicou Rolando Alexandre de Souza.

Na terça-feira (12), será a vez da deputada federal Carla Zambelli, apontada como mediadora da tentativa de convencer Moro da mudança na diretoria da PF em troca de um vaga no Supremo Tribunal Federal.

Os demais depoimentos ainda não tem data marcada ou não foram divulgados, mas a expectativa é de que sigam até sábado (16).

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.