PIB da construção civil cresceu 7,6% em 2021. Previsões para 2022 são positivas

O mercado imobiliário de alto padrão fechou 2021 com expansão de 32%. Desde 2014 o segmento não registrava desempenho tão favorável. O resultado garantiu crescimento de 7,2% do PIB da construção civil no ano passado.

A performance recorde do mercado imobiliário de alto padrão não deverá se retrair nos próximos meses. Pelo contrário, as perspectivas para 2022 são positivas. Estima-se que o setor crescerá 2%, apesar dos prognósticos negativos de conjuntura de desaceleração econômica, juros alto e aumento da inflação.

O bom desempenho da incorporação imobiliária de alto padrão deve-se à oferta abundante de crédito impulsionada pelo saldo positivo da poupança, taxa de juros baixa e demanda crescente por imóveis maiores e de melhor localização, além da capacidade de entrega das incorporadoras que aceleraram os lançamentos após se capitalizarem.

O analista William Gomes explicou ao jornal Valor Econômico:

“A conjunção de todos esses fatores possibilitou o crescimento de 7,6% do PIB do setor em 2021, quando a expansão do PIB nacional não chegará a 5%.”

Gomes ressaltou que o setor em 2022, mesmo com as eleições e as implicações econômicas decorrentes da disputa eleitoral, se manterá estável. Historicamente os brasileiros consideram o setor imobiliário o ativo mais seguro em momentos de incerteza, destacou.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.