Prefeito do PSOL registra 75% de rejeição em Belém
A gestão do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), é desaprovada por 75% dos eleitores da capital paraense, segundo um levantamento realizado pelo Paraná Pesquisas. O único psolista a ocupar uma prefeitura de capital tem chances quase nulas de ser reeleito nas eleições municipais que ocorrem em outubro.
A pesquisa também analisou três possíveis cenários para o pleito de 2024. O deputado federal Éder Mauro (PL) lidera a disputa com 26%, seguido por Cássio Andrade (PSB), e o deputado federal José Priante (MDB), ambos com 12,8%. Edmilson Rodrigues aparece apenas em 4º, com 11% das intenções de voto.
O atual prefeito está em seu terceiro mandato no Executivo de Belém. Além da última disputa, em 2020, ele venceu também as eleições municipais em 1996 e 2000 – nessas duas, ele era filiado ao PT, partido que deixou em 2005, quando se transferiu para o PSOL. Mesmo assim, permaneceu próximo ao seu antigo partido, que indicou seu vice, Edilson Moura.
Apesar de permanecer no governo, o apoio do PT à reeleição de Rodrigues ainda é incerto devido à alta rejeição do psolista. Enquanto uma ala do partido defende a candidatura do prefeito, outros esperam pela definição do governador Helder Barbalho (MDB), aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve apoiar o deputado federal José Priante (MDB).
Comentários