PT lança Lula e aguarda decisão da Justiça

Neste sábado (4), em São Paulo, o PT fez sua convenção nacional e anunciou o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o candidato ao Palácio do Planalto. Porém, a legenda trabalha com alternativas, caso o ex-presidente, que está preso em Curitiba desde 7 de abril, seja impedido de concorrer às eleições.

O partido fará o registro da candidatura de Lula como cabeça de chapa. A opção, caso Lula não tenha condições de disputar o pleito, é ser substituído pelo ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro Fernando Haddad – coordenador do programa de governo.

Como vice na chapa do PT, o nome cotado é o da deputada estadual Manuela D’Ávila (PCdoB-RS). Ela foi indicada em convenção nacional do PCdoB como candidata à Presidência da República, mas a legenda delegou à direção nacional o poder de rever a decisão. No entanto, a direção nacional do PT informou que deve levar essa decisão até o dia 14, véspera do limite final para o pedido de registro de candidaturas.

Por ter condenação em segunda instância, a Lei da Ficha Limpa prevê que Lula deva ter a candidatura barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo final para o julgamento dos registros é 17 de setembro, mas o futuro presidente do TSE, Luiz Fux, já afirmou que Lula não ser declarado inelegível. Mesmo com essa possibilidade, o PT refutou a ideia de “plano B” caso Lula tenha o registro de candidatura negado.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.