REFORMA TRIBUTÁRIA E MP DA LIBERDADE ECONÔMICA PAUTAM CONGRESSO

Quando as contas não fecham, algo precisa ser feito. Com esse engajamento, a equipe econômica do governo federal e parlamentares terão uma extensa agenda no Congresso Nacional nesta semana. O Ministério da Economia vai propor a Reforma Tributária, baseada em três pilares: alterações no imposto de renda, contribuição previdenciária sobre movimentações financeiras e imposto único sobre consumo e serviços. O texto final deve ser apresentado nesta semana pelo ministro da pasta, Paulo Guedes. Em paralelo, será votada a partir desta terça (13) a MP da Liberdade Econômica, com relatoria do deputado federal Jerônimo Goergen.

A União também propõe unificar tributos federais sobre bens e serviços em um Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Guedes adiantou que um terceiro ponto seria criar um tributo sobre movimentações financeiras. A ideia inicial é de que esse imposto financiaria a mudança do sistema previdenciário para a capitalização, mas será utilizado para compensar a desoneração da folha de pagamento. “Deem uma chance de um governo de quatro anos para a liberal-democracia. Não trabalhem contra o Brasil, tenham um pouco de paciência”, pediu o ministro nesta manhã, durante Seminário sobre a MP da Liberdade Econômica no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirma que a pauta econômica é complexa por envolver vários atores, sendo necessários mais envolvimento e apoio da iniciativa privada. “Todo o setor privado foi muito patriota na Previdência. Uma parte eu vejo que não está sendo tão patriota na tributária. Vamos ter que ter o mesmo patriotismo, todos têm que dar a sua contribuição”, solicitou Maia.

Foto: Marcelo Camargo

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.