Rodrigo Pacheco é eleito presidente do Senado Federal

Em primeiro mandato no Senado, Pacheco vence com 57 votos

O plenário do Senado Federal decidiu, nesta segunda-feira (1º), Rodrigo Pacheco (DEM-MG) como presidente do Senado Federal. Com 57 votos, ele ocupará o cargo para o biênio 2021-2022. A senadora Simone Tebet (MDB-MS) obteve 21 votos.

A retirada das candidaturas dos senadores Major Olimpio (PSL), Jorge Kajuru (Cidadania) e Lasier Martins (Podemos-RS), em apoio à senadora Tebet, não foram suficientes para garantir sua vitória. Pacheco, por outro lado, obteve o apoio do presidente Jair Bolonaro e de Davi Alcolumbre (DEM-AP), até então presidente do Congresso. Para garantir a vitória, o senador costurou uma ampla aliança entre DEM, PT, PP, PL, PSD, PDT, Pros e Republicanos.

O presidente do Senado terá entre os principais desafios assegurar a independência do Legislativo, incluir reformas na pauta de votações, e articular uma alternativa ao auxílio emergencial para pessoas de baixa renda prejudicadas pela pandemia. Em discurso, Pacheco afirmou que priorizará políticas de assistência social, mas dentro da realidade das contas públicas.

Em seu primeiro discurso como presidente do Senado Rodrigo Pacheco defendeu a independência da Casa, o combate à corrupção, a geração de empregos, o combate à pandemia, a estabilidade econômica e a preservação do meio ambiente.“[O Senado deve] Atuar com vistas no trinômio saúde pública, desenvolvimento social e crescimento econômico, com o objetivo de preservar vidas humanas, socorrer os mais vulneráveis, gerar emprego e renda”, afirmou.

Pacheco também citou as reformas, sobretudo a tributária. Para ele, as reformas devem ser debatidas, mas “sem atropelos”.“As votações de reformas que dividem opiniões, como a reforma tributária e a reforma administrativa, deverão ser enfrentadas com urgência, mas sem atropelo. O ritmo dessas e de outras reformas importantes será sempre definido em conjunto com os líderes e com o plenário desta Casa”, concluiu.

 

Presidente do Senado

O presidente é o representante do Senado quando ele se pronuncia e o supervisor dos seus trabalhos e da sua ordem. É integrante da Mesa Diretora, responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos. Ele define a pauta de proposições que serão deliberadas em plenário. É o presidente do Senado quem preside o Congresso Nacional.

Como presidente do Senado, Pacheco é também agora quem preside o Congresso Nacional e é o terceiro brasileiro na linha sucessória da presidência da República.

Rodrigo Pacheco

Rodrigo Otavio Soares Pacheco tem 44 anos, nasceu em Rondônia e é advogado. Foi o mais jovem conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil, entre 2013 e 2015. Atualmente é senador por Minas Gerais e exerce o primeiro mandato na Casa.

Foto: Créditos: Roque de Sá/Agência Senado

Confira o discurso completo do novo presidente do Senado Federal, aqui!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.