Ruindo: Magazine Luiza tem prejuízo de R$ 301,7 milhões no último trimestre

 

O Magazine Luiza reportou um prejuízo líquido de R$ 302 milhões no segundo trimestre de 2023, de acordo com balanço financeiro divulgado nesta semana. O valor representa uma alta de 123% em relação ao resultado negativo de um ano atrás. 

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) somou R$ 283,9 milhões, uma queda anual de 37,9%.

De acordo com a companhia, os resultados são consequência dos juros elevados no Brasil, e se a taxa Selic seguir em queda nos próximos meses, as despesas líquidas podem ter um alívio.

As vendas totais do Magazine Luiza aumentaram 5,8% na base anual, passando para R$ 15 bilhões. Já as vendas por e-commerce totalizaram R$ 10,7 bilhões no segundo trimestre, e, pelo marketplace, subiram 15%, para R$ 4,2 bilhões. Para o CFO da companhia, Roberto Bellissimo, a evolução do marketplace compensou efeitos negativos ligados à tributação, mas seus efeitos ainda não foram repassados em sua totalidade.

A volta do DIFAL (diferencial de alíquota do ICMS) fez com que as mercadorias vendidas passassem a ser tributadas tanto na origem quanto no destino, e, assim, aumentou o imposto pago pelas empresas de e-commerce.

Em maio deste ano, a companhia havia fechado 175 pontos físicos nos últimos 12 meses, sendo nove lojas, um centro de distribuição e, o restante, quiosques. Agora, porém, descarta o fechamento de lojas físicas no Brasil, embora não pretenda abrir novos estabelecimentos. Segundo a empresa, os investimentos estão sendo direcionados a tecnologia, logística e reformas.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.