SÃO PAULO SEDIA A 7ª EDIÇÃO DO CONAHP, MAIOR CONGRESSO DE GESTÃO HOSPITALAR DA AMÉRICA LATINA

Nesta terça-feira, 26 de novembro, inicia na capital paulista o principal congresso de saúde do país, é a sétima edição do Congresso Nacional de Hospitais Privados – o Conahp 2019. Evento segue até quinta-feira (28) e acontece no Transamerica Expo Center. Serão mais de 100 palestrantes nacionais e internacionais para discutirem o futuro da saúde com foco na prioridade dos hospitais: o paciente.

Entre as principais autoridades brasileiras confirmadas estão o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o Ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes e o Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que fará a abertura oficial do evento à partir das 9h.

O tema deste ano é “Saúde baseada na entrega de valor: o papel do hospital como integrador do sistema”. Com isso, o Conahp vai debater a proposta de reorganização dos sistemas de saúde em torno da relação entre desfechos clínicos, experiência do paciente e custo dos serviços. Tecnologia e modelos assistenciais também pautarão as discussões ao longo dos três dias de evento.

“Quando pensávamos em valor, a primeira coisa que vinha à cabeça era o viés monetário, o quanto custa. Nos últimos anos, esse conceito se modificou principalmente no setor da saúde, que começou a enxergar uma ótica mais ampla da palavra e o que ela significava para sua maior prioridade: o paciente”, pontua Marco Aurélio Ferreira, diretor-executivo da Anahp.

Para o deputado Pedro Westphalen, que é médico e vice-presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul, é preciso repensar os modelos de saúde do Brasil. – “É preciso, mais do que nunca, uma gestão nos hospitais do país. Onde haja uma entrega melhor de serviços à população que está cada vez mais envelhecendo. A tecnologia na medicina evolui a cada dia de uma maneira muito intensa e temos que tornar isso acessível para a comunidade de uma maneira geral”.

Para a classe médica brasileira, o deputado Hiran Gonçalves – que é Presidente da Frente Parlamentar da Medicina da Câmara dos Deputados e também é médico – a importância do evento está em reunir grande parte das equipes de saúde suplementar do país. Segundo ele, os profissionais da saúde têm a oportunidade de compartilhar o conhecimento para o bem da população brasileira. – “A saúde suplementar tem sido importante porque com as deficiência do Sistema Único de Saúde, é ela que presta um serviço de maior qualidade para o povo brasileiro. Mas isso tem um custo. Nós temos esse desafio, de compatibilizar o custo das inovações, da prestação de serviços médicos de maior qualidade com a economia do nosso país e com o poder das pessoas pagarem por esse serviço”, explica.

Tendências e desafios da tecnologia na saúde, como a telemedicina e a saúde 4.0, também serão temas abordados ao longo do congresso. Além disso, serão debatidos os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados e como ela auxilia na geração de valor para o paciente. “A telemedicina é algo que veio para ficar e não está devidamente regulamentada no país. Os debates vão ajudar o Conselho Federal de Medicina a estabelecer um marco legal que venha compatibilizar o interesse dos prestadores de serviço médico de saúde com garantia de privacidade, segurança e biossegurança”, completou o deputado Hiran Gonçalves.

A programação completa pode ser conferida AQUI.

Foto: Conahp 2016

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.