Segundo turno: eleições 2020

57 cidades brasileiras decidiram por seus prefeitos e vice-prefeitos

No último domingo (29/11) cerca de 40 milhões de brasileiros foram às urnas para o 2º turno das eleições municipais 2020. Foram 57 cidades brasileiras que definiram prefeitos e vice-prefeitos.

Dentre os partidos que se destacaram na disputa para o segundo turno, está o MDB. Ele foi o partido que mais conquistou prefeituras no 2º turno destas eleições, com 10 vitórias. Depois, aparecem o PSDB e o Podemos, com oito e seis prefeitos, respectivamente. O PT, que disputou em 15 das 57 cidades, terminará as eleições de 2020 com um saldo negativo, pois além de não comandar nenhuma capital, ainda perdeu em 11 das 15 em que estava concorrendo.

Dentre as capitais que levaram a disputa das eleições para o segundo turno, merece destaque a vitória de Sebastião Melo em Porto Alegre. O prefeito eleito obteve 370.550 votos, o equivalente a 54,63% dos votos válidos. “Vou ser um prefeito que vou olhar para os que mais precisam”, disse Melo ao G1.

Já a capital paulista optou por Bruno Covas. Com 59,63% dos votos válidos, Covas garantiu seguir por mais quatro anos frente à maior capital do Brasil. No seu discurso da vitória, o prefeito afirmou que São Paulo optou pela moderação. “São Paulo disse sim ao equilíbrio e à moderação. As urnas falaram e a democracia está viva”, afirmou.

Já no Rio de Janeiro o candidato Eduardo Paes (DEM) venceu o segundo turno das eleições do Rio de Janeiro, com 64,07% dos votos e segue para o terceiro mandato na capital.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 556.033 candidatos disputaram o voto do eleitor em 2020. Desses, 518.326 foram para o cargo de vereador, 19.346 para prefeito e 19.721 para vice-prefeito.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.