South Summit consolida Porto Alegre como polo internacional de inovação

A terceira edição consecutiva do South Summit Brazil em Porto Alegre se encerra nesta sexta-feira (22), no Cais Mauá. Com representantes de 80 países, o encontro de inovação e empreendedorismo recebeu mais de 24 mil pessoas, 600 palestrantes e autoridades importantes da política e do empresariado nacional e internacional, incluindo mil investidores e 140 fundos, colocando a cidade como a capital global da inovação durante os três dias de evento.

O South Summit, que chegou à capital gaúcha em 2022, surgiu em Madri, na Espanha, há 11 anos. Ao longo da última década, já movimentou US$ 13 bilhões captados pelas startups ao longo da Startup Competition. A organização já confirmou que Porto Alegre será a sede brasileira até 2025.

Na abertura do evento, realizado na noite de quarta-feira, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo, destacaram a sintonia entre a inovação e o ambiente do estado, assim como o legado que o encontro deixa para a cidade. 

Em um painel promovido no segundo dia, o governador destacou a digitalização dos serviços públicos no RS, que permite agilidade e desburocratização. “A transformação digital precisa agregar valor ao cidadão. Não é simplesmente tornar o que a gente tem disponível no balcão, na burocracia estatal, disponível no ambiente virtual”,  argumentou Leite.

Principais destaques

Entre painéis, conversas e entrevistas ao longo do South Summit 2024, os investidores presentes demonstraram otimismo em relação ao cenário brasileiro. Cesar Collier, do Singular Guff, empresa de private equity americana, afirmou que este é o momento certo para investir no país. 

Tem uma frase famosa no meio corporativo que é ‘compre ao som dos canhões e venda ao som dos violinos’. Estamos no momento dos canhões. Estamos olhando ativamente, observando uma maturidade muito interessante do Brasil. Essa é a hora de ir às compras”, disse.

Uma das principais atrações do evento, a competição de startups chamou a atenção pelo protagonismo brasileiro. Entre as dez finalistas do concurso, sete eram brasileiras. No total, 2050 startups de 81 países estavam inscritas.

A inteligência artificial (IA), pauta constante em debates de diferentes áreas no mundo todo, também foi discutida no South Summit. Os investidores afirmam que não se trata de uma “bolha” criada pelas empresas e tecnologia, e que terá impactos em todos os setores. Nesse sentido, eles procuram soluções para visualizar como a IA vai auxiliar nos processos de suas empresas.

O desenvolvimento social foi outro assunto recorrente em palestras e negociações no evento. Um dos anúncios que ganharam mais destaque nesse quesito foi o da Central Única das Favelas (CUFA), que comunicou a criação do FBank, um banco feito por moradores da favela para moradores da favela. O objetivo é democratizar a educação financeira, bancos e investimentos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.