SP lança maior programa de tratamento avançado contra o câncer da América Latina

O governo de São Paulo lançou um programa que prevê a produção de uma terapia genética contra o câncer conhecida como CAR-T Cell, que combate a doença utilizando as próprias células de defesa do paciente. Segundo o governo do estado, esse é o maior programa de tratamento avançado contra o câncer da América Latina.

A terapia celular inovadora já se mostrou altamente eficaz no tratamento de alguns tipos de câncer de sangue, como linfoma e leucemia linfoide aguda. No Brasil, o estudo vem sendo desenvolvido em parceria entre Instituto Butantan, USP e Hemocentro de Ribeirão Preto.

Dois novos centros de saúde, um na capital paulista e um em Ribeirão Preto, serão equipados com estruturas que permitirão a realização dos principais processos da nova tecnologia, como produção, desenvolvimento, armazenamento e aplicação da terapia celular. A capacidade inicial de tratamento é de até 300 pacientes por ano.

“Trata-se de uma terapia revolucionária e individualizada, que usa as células de defesa do próprio paciente para combater o câncer. Com esse novo programa, São Paulo reforça seu pioneirismo na pesquisa e na oferta de tratamentos inovadores, de altíssima complexidade, aos brasileiros”, explicou o secretário estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, David Uip.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.