Do tapume para fora – Por João Silla Lopes de Almeida

Com a queda na taxa de juros há uma tendência de reaquecimento do mercado imobiliário comercial, porém, com as atenções voltadas à vacância. Nos últimos anos temos presenciado o fechamento de algumas operações de varejo, e isto não se deve apenas à crise que estamos enfrentando no País. Este movimento acontece no mundo todo. Gigantes do varejo como Wal-Mart, Macy’s, J.C. Penney e CVS anunciaram fechamentos de lojas, e mais fechamentos devem ocorrer.

Este movimento deixa profissionais de real estate, imobiliárias, investidores e empreendedores bastante apreensivos. Revisam projetos, postergam lançamentos, contratam novas equipes e muito pouco conseguem fazer para reverter o cenário. Mesmo com a economia dando sinais de recuperação e o varejo brasileiro apresentando melhores perspectivas para este ano, o que ainda veremos é o fechamento de mais algumas operações.

O que aconteceu nos últimos anos na indústria da informação com o avanço das plataformas digitais, com a transformação da indústria automobilística através da ‘uberização’ onde montadoras questionam se o seu papel é vender veículos ou transportar pessoas e o desafio que as finantechs estão impondo aos bancos é exatamente o que já está acontecendo – e poucos perceberam – no real estate comercial.

Nos últimos anos houve muita evolução, pesquisa e desenvolvimento na área da construção civil. Novos e bons profissionais de engenharia e arquitetura ingressaram no mercado, e seus focos estiveram fundamentalmente “do tapume para dentro”. Neste período, no outro lado do tapume, as imobiliárias passaram por uma consolidação no setor e afastaram-se ainda mais das redes varejistas, com linguagem, visão e posicionamento distintos. Enquanto as imobiliárias apresentavam ofertas existentes, as redes de varejo demandavam aquilo que não se encontrava no mercado. Enquanto as imobiliárias falavam em aluguel, a rede varejista tentava explicar o que era custo de ocupação.

Mais do que nunca é preciso observar os passos do consumidor, aliás, os passos e os cliques. Não há espaço para pensar em investimento imobiliário sustentável sem entender em profundidade a jornada e o comportamento do consumidor. Imobiliárias, incorporadores, profissionais do mercado e redes varejistas não precisam de mais ofertas, precisam de ofertas certas. Precisam de ofertas que visem economizar tempo do consumidor, que proporcionem a este consumidor multicanal uma experiência que agregue valor, afinal, cada vez mais as lojas físicas serão um ponto de encontro, um lugar de convivência e de muita conexão!

João Silla Lopes de Almeida é Cofundador da Start Up Preis & Lopes de Almeida Inteligência em Real Estate

joao@plda.com.br

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