“O Brasil vai continuar funcionando”, diz Temer a aliados
O presidente Michel Temer reuniu neste domingo no Palácio do Alvorada com pelo menos dez dos 28 ministros e os líderes do governo no Parlamento para discutir a crise política. No jantar, os presidentes da Câmara e do Senado (Rodrigo Maia e Eunicio Oliveira) sustentaram que vão votar todas medidas provisórias. “Precisamos resistir, precisamos resistir. Pelo Brasil, pela ordem jurídica”, disse Temer.
Ele fez um discurso veemente para aliados que o visitaram no Palácio da Alvorada, segundo os presentes. Ao final, foi aplaudido. Mas o que mais chamou a atenção foi a emoção do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que ficou com a voz embargada. No seu discurso, Maia falou de gratidão e disse que só é presidente da Câmara por intercessão de Temer e que “não o deixará em nenhum minuto até o final do mandato em 31 de dezembro de 2018”, segundo o jornal O Estado de São Paulo.
Participaram do encontro o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e os líderes governistas no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), e no Congresso, deputado André Moura (PSC-SE).
Além de Meirelles, estiveram no Alvorada os ministros Gilberto Kassab (Ciência e Tecnologia), Moreira Franco (Secretaria Geral), Aloyzio Nunes (Relações Exteriores), Helder Barbalho (Integração Nacional), Fernando Coelho Filho (Minas e Energia), Dyogo Oliveira (Planejamento), Osmar Serraglio (Justiça), Raul Jungmann (Defesa) e Ronaldo Nogueira (Trabalho).
Ao chegar ao Alvorada, André Moura disse que a reunião tinha caráter de “conversa informal”. “Vamos mais à frente convocar oficialmente a base”, afirmou. “Há muita confiança nesta semana. Os indícios de manipulação (do aúdio) são fortes”, referindo-se à decisão de quarta no Supremo Tribunal Federal (STF) sob a suspensão do inquérito para investigar Temer a partir da delação dos donos do grupo J&F.
O encontro foi chamado por Temer para que o presidente possa pedir aos parlamentares o apoio do Congresso na votação, ainda nesta semana, de projetos econômicos.
Quem esteve presente ao encontro com Temer:
Deputados: Pauderney Avelino (DEM-AM), Heráclito Fortes (PSB-PI), Carlos Marun (PMDB-MS), André Moura (PSC-SE), Arthur Maia (PPS-BA), Aguinaldo Ribeiro (PP-PI), Darcísio Perondi (PMDB-RS) e Celso Russomanno (PRB-SP);
Senadores: Eunício Oliveira (PMDB-CE), Romero Jucá (PMDB-RR), Ciro Nogueira (PP-PI) e Rose de Freitas (PMDB-ES);
Ministros: Fernando Coelho Filho (PSB, Minas e Energia), Helder Barbalho (PMDB, Integração Nacional), Henrique Meirelles (PSD, Fazenda), Aloysio Nunes (PSDB, Relações Exteriores), Bruno de Araújo (PSDB, Cidades) e Ronaldo Nogueira (PTB, Trabalho).
Foto Kelly Matos
Comentários