Toffoli marca julgamento sobre inquérito das fake news para semana que vem

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, marcou para a próxima quarta-feira (10) o julgamento de uma ação que questiona a validade do chamado ‘inquérito das fake news’. A investigação foi aberta no começo de 2019 pelo próprio STF para investigar ameaças a membros da corte e a distribuição de notícias falsas.

A ação que questiona a validade do inquérito foi movida pelo Partido Rede Sustentabilidade. No texto, o partido sustentou que a investigação foi aberta sem alvos definidos e que buscava atingir parlamentares que apoiavam a chama da ‘CPI da Lava-Toga’.

Contudo, a legenda pediu para que o STF não análise a ação, alegando uma mudança no ambiente democrático do país. “Se, em seu nascedouro, o inquérito, ao que indica a mídia, apresentava inquietantes indícios antidemocráticos, um ano depois ele se converteu em um dos principais instrumentos de defesa da Democracia e da lisura do processo eleitoral”.

Por outro lado, ainda na semana passada, o procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu a suspensão da investigação. O pedido veio logo após uma operação da Polícia Federal que cumpriu mandados de busca e apreensão na casa de empresários e influenciadores conservadores.

No julgamento marcado para a próxima quarta-feira, o Supremo irá decidir sobre a validade do inquérito e sobre a participação do Ministério Público na investigação.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.