“Trabalhamos para aumentar a oferta de produtos saudáveis”

Em entrevista exclusiva para a Revista VOTO, o CEO do Grupo Carrefour Brasil detalha os planos de expansão da rede. Noël Prioux avalia as transformações do mercado consumidor e antecipa as tecnologias que estarão nas prateleiras

O francês Noël Prioux foi nomeado, em 2017, CEO do Grupo Carrefour Brasil e diretor-executivo para a América Latina, coordenando também as atividades da rede na Argentina.

Há 34 anos no Grupo Carrefour, o executivo iniciou sua trajetória na companhia em 1984 e ocupou diversas posições. Em 1996, tornou-se diretor de serviços financeiros do Carrefour S.A. no país. A partir de 1998, atuou como diretor executivo do Carrefour S.A. e de subsidiárias, como Turquia, França Colômbia, sul da Ásia e Espanha.

Antes de chegar ao Brasil, Prioux ocupava a posição de diretor executivo do Carrefour na França, desde 2011. Na entrevista a seguir, concedida com exclusivamente à Revista VOTO, o executivo de 59 anos fala sobre os planos de expansão do grupo no país e a estratégia multiformato.

O investimento em expansão de R$ 1,8 bilhão em 2019, o mesmo valor de 2018, é porque a empresa aguarda o rumo que a economia brasileira vai seguir com a posse do novo presidente? Ou é porque a expansão do Carrefour já está consolidada no Brasil?

O Grupo Carrefour opera há mais de 40 anos no Brasil. Ao longo desse período, sempre investimos com visão de longo prazo, garantindo a implementação da nossa estratégia, gerando valor e a sustentabilidade do negócio. Acompanhamos o cenário político e econômico brasileiro, porém, assim como nos anos anteriores, mantemos nossos planos e investimentos. Em 2019, a companhia vai investir cerca de R$ 1,8 bilhão, o mesmo montante relevante que realizamos em 2018, com foco na expansão e revitalização do nosso parque de lojas, além de importantes frentes para sustentar o nosso crescimento contínuo.

O foco do investimento é o Atacadão? Mas do Carrefour Market e Carrefour Express também serão abertas novas lojas? Haverá mais dessas duas bandeiras em outros municípios brasileiros?

Investimos em nossa estratégia multiformato e omnicanal, por meio da qual oferecemos lojas e serviços integrados para atender as diferentes necessidades do consumidor. Nossa expansão segue concentrada no crescimento orgânico do Atacadão, do Carrefour Market e Carrefour Express. No caso do Atacadão, nosso formato de cash&carry, vamos abrir o mesmo volume de lojas que inauguraremos até dezembro, 20 lojas de autosserviço, somando mais de 160 unidades e 25 atacados de entrega. O Carrefour Market manterá o ritmo de aberturas no estado de São Paulo. Até o momento, inauguramos sete supermercados de proximidade sob essa bandeira. O Carrefour Express já abriu quatro lojas neste ano, após intenso ritmo de expansão que culminou com a operação de 120 lojas de proximidade atualmente. Para o próximo ano, novas lojas serão inauguradas ainda no estado de São Paulo.

O Carrefour estuda o mercado para avaliar a compra de alguma rede de supermercado no Brasil? Ou, no Brasil, a fase de compras no setor já se encerrou?

Avaliamos diversas alternativas e oportunidades para expansão no país, porém, a prioridade segue o crescimento orgânico e o desenvolvimento dos negócios existentes.

Self-checkout ou scan & go, que permite o pagamento via celular, está em estudo para ser implementados? Será destinado a consumidores com uma determinada quantidade de compras? Tecnologias como essas tendem a dar agilidade na hora do atendimento? Ou é outra a finalidade para adotá-las?

Testamos diversas alternativas de produtos e serviços que facilitem a vida do nosso cliente, como o self-checkout que já operamos em hipermercado, supermercado e postos de combustível. O wifi, por exemplo, já é uma realidade em grande parte das nossas lojas. Nosso aplicativo Meu Carrefour já oferece diversas ferramentas inovadoras e cupons digitais, assim como e-commerce alimentar no estado de São Paulo. Contamos ainda com um hipermercado flagship, em São Paulo, onde testamos diversas tecnologias como totens de autoatendimento e gerenciador de filas inteligente. No Atacadão, não é diferente. Pilotamos um caixa de alta velocidade para compras de grandes volumes, otimizando o checkout. Além disso, investimos em outras frentes internas, em linha com a transformação digital que conduzimos dentro e fora do Brasil.

Falando em tecnologias, as compras online começam a impactar os supermercados, como o Carrefour, que oferecem produtos além do de consumo do dia a dia? Ou seja, mercadorias como eletrodomésticos podem ser compradas na internet e não mais em lojas.

Na verdade, os nossos diferentes formatos de loja e canais se complementam, justamente para atender essa e outras demandas do consumidor. A partir da estratégia multiformato e omnicanal, integramos as operações física e online. Além do e-commerce, nosso sortimento não alimentar do Carrefour.com pode ser acessado diretamente pelo vendedor dos hipermercados, na forma de sortimento estendido. Além disso, oferecemos diversos serviços omnicanais, como o Click & Retire, que permite a retirada em loja de itens de pequeno porte comprados via e-commerce, e o Retire de Carro, que permite a retirada em loja física de alimentos comprados pelo site ou aplicativo.

O Carrefour pretende fortalecer ainda mais o seu site de compras?

Com certeza, o Carrefour.com é uma operação relevante para a companhia no Brasil, com resultados expressivos e investimentos importantes. Somente no terceiro trimestre deste ano, as vendas do e-commerce cresceram 76% na comparação anual. Em relação ao primeiro semestre, o Carrefour.com foi o segmento que mais cresceu em toda a nossa operação de varejo, representando 6,8% das vendas no período, ante 3,3% em 2017. De abril a junho, aumentamos ainda em 34% o número de alimentos comercializados no Carrefour.com, em comparação com o primeiro trimestre, além de dobrarmos o número de pedidos. Atualmente, o e-commerce não alimentar, disponível pelo site, atende todo o país. Já o e-commerce alimentar atende diversas cidades do estado de São Paulo por meio do aplicativo e site. O portal do Carrefour.com adota plataforma inédita no varejo brasileiro, oferecendo ao cliente a possibilidade de comprar alimentos e não alimentos no mesmo site. As vendas online contam também com os serviços omnicanais Click & Retire e Retire de Carro, permitindo ao cliente retirar de maneira inovadora no país suas compras de alimentos ou itens não alimentares em loja física.

O Carrefour planeja aumentar a venda de orgânicos e, como são produtos mais caros, pretende reduzir a margem de ganho para tornar o preço acessível. Como será possível reduzir a margem sem impactar no resultado?

A partir da estratégia que adotamos em todo mundo, por meio da qual incentivamos o consumo de alimentos saudáveis, já fomentamos as compras de longo prazo junto aos produtores, permitindo que esses volumes sustentem o investimento dos parceiros para mudar suas práticas de produção agrícola. Ao apoiar os produtores para que invistam no cultivo desse tipo de alimento, consequentemente o volume ofertado será maior, tornando o seu preço mais acessível. Esse trabalho está sendo implementado para que possamos cumprir a meta que estabelecemos para a venda de produtos orgânicos no Brasil. Até 2020, almejamos triplicar a venda de alimentos orgânicos no país em relação a 2017. Atualmente, nas nossas lojas e e-commerce, contamos com mais de 1.700 itens saudáveis, como integrais, sem antibióticos, voltados a dietas restritivas e orgânicos, estes com mais de 650 opções. Além disso, nossos hipermercados e supermercados já começam a ganhar espaço dedicado somente e a este tipo de alimento. Essa e outras iniciativas fazem parte do movimento Act For Food, lançado em outubro no Brasil e nos mais de 30 países onde o Grupo Carrefour está presente. Esse novo posicionamento direciona diversas ações e investimentos para ampliar a oferta de alimentos naturais e saudáveis, por meio de serviços omnicanais, preços acessíveis e pelo controle de qualidade desde a origem, buscando produtos e práticas mais saudáveis e sustentáveis para cada um de nós e para o planeta. O Act For Food é mais um desdobramento do plano de transformação global, o Carrefour 2022, lançado pelo Grupo Carrefour no início do ano. Por meio dele, queremos liderar a chamada transição alimentar, isto é, permitir que nossos clientes consumam melhor a preços justos.

Ainda sobre orgânicos, o Carrefour pretende incentivar o plantio desse tipo de alimento como forma de aumentar a oferta de produtos locais e reduzir o preço?

Além do incentivo à produção de alimentos saudáveis e orgânicos, ampliamos os nossos esforços para oferecer ainda mais produtos regionais, sobretudo frescos, em nossas lojas. Acreditamos que a ampla oferta de alimentos regionais impacta positivamente no desenvolvimento socioeconômico das economias e produtores locais, além de reduzir o impacto ambiental ao diminuir o transporte para levar os alimentos ao consumidor. Com esse sortimento, atendemos também as preferências dos nossos clientes, que prezam por produtos frescos e característicos de suas regiões.

Essa estratégia de reduzir margem pode ser adotada em outro produto para incentivar o consumo?

Trabalhamos para aumentar a oferta de produtos saudáveis, reduzindo seu preço e, consequentemente, democratizando seu acesso. Esse tipo de movimento, que envolve a cadeia produtiva, é um modelo vencedor que já implementamos com sucesso na França anos atrás. Também é importante destacar a nossa marca própria que, há cerca de 30 anos, oferece produtos de qualidade a preços competitivos em relação às marcas líderes de mercado. Atualmente, a marca Carrefour conta com mais de 7.600 itens, incluindo alimentos saudáveis, frescos e não alimentos. Nossa estratégia de transição alimentar também contempla o aumento desse sortimento.

Tag:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.