Troféu Brasil Expodireto é entregue a personalidades gaúchas e nacionais

A foto oficial dos premiados marcou o encerramento do evento, com a presença do governador do Estado, Eduardo Leite. (Foto: Sandro Castro)

Personalidades e empresas que contribuíram com suas atividades para o engrandecimento do agronegócio no Rio Grande do Sul neste último ano foram agraciadas neste domingo (10) com o Troféu Brasil Expodireto Cotrijal. A distinção que chega a sua 10ª edição é uma iniciativa da Rede Pampa e Cotrijal, com apoio do Sicredi, Rio Grande Seguros e Previdência e Icatu Seguros.

A cerimônia aconteceu nos salões do Centro de Eventos Bier Site, em Carazinho/RS, reunindo autoridades, lideranças setoriais e convidados, integrada ao calendário oficial da Expodireto Cotrijal que acontece entre os dias 11 e 15 de março em Não_Me-Toque e já posicionada entre as maiores feiras de agronegócio da América Latina.

Mais de mil convidados marcaram presença na grande festa do agronegócio. Já tradicional no Estado, o evento reuniu lideranças políticas, empresariais e setoriais. Nesta edição, foram premiadas 20 diferentes categorias, passando por cadeias alimentares, produtores rurais, lideranças, autoridades, conhecimento, tecnologia, maquinário, produção vegetal e animal, insumos entre outras vertentes relacionadas ao agronegócio.

Os convidados foram recepcionados pelos alunos do Colégio Tiradentes, tendo como pano de fundo a interpretação de canções nacionais e internacionais, além de músicas gauchescas, executadas pelo saxofonista Marcelo Ribeiro. Outros momentos de emoção e surpresa pontuaram a cerimônia. Um deles, a celebração dos 20 anos da Expodireto com uma homenagem ao presidente e vice-presidente da Cotrijal, Nei César Mânica e Enio Schroeder, que subiram ao palco para o descerramento de uma placa comemorativa. O aniversário do governador do RS, Eduardo Leite, também foi comemorado antes do encerramento. O público aplaudiu a entrada no palco dos alunos do Colégio Tiradentes, que surpreenderam o aniversariante com um bolo, velinhas e o parabéns a você, repercutido também na voz da plateia.

O cantor e compositor brasileiro de música nativista gaúcha e sul-americana, Daniel Torres, foi outro ponto alto da noite, desde seu ingresso no palco, executando os hinos Nacional e do Rio Grande. Com mais de 50 premiações como melhor intérprete, em sua maioria em festivais nativistas, o cantor contribuiu para pontuar a premiação, alegrando o público com seu vasto repertório. Em 1997, inclusive, Daniel Torres recebeu o troféu Vitória de melhor intérprete do RS, concedido pelo Governo do Estado. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da 4ª Região, Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, também foi homenageado como personalidade jurídica.

Homenagem especial

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, foi homenageado com o Troféu Expodireto na Categoria Liderança Nacional. Após receber a distinção, ele falou em nome dos 20 homenageados.

“Gostaria de cumprimentar todas as pessoas que foram homenageadas, aos organizadores do evento, e lembrar sempre que aqueles que estão aqui representam a capacidade empreendedora do nosso País, que fazem com que comece seu destino manifesto. Nós somos a grande integração do Sul com o Equador e trabalhamos os valores de lealdade e comprometimento da humanidade. A todos o meu muito obrigado”, disse Mourão.

O Troféu é uma peça em bronze, criação da artista plástica Glorinha Corbetta e representa o homem na labuta do campo, alimentando povos.  O jornal o Sul veicula no dia 15 com um caderno especial, detalhando o evento e sua representatividade em solo gaúcho. Com informações Rede Pampa de Comunicações

Feira

A Expodireto espera receber este ano cerca de 250 mil visitantes. Serão 527 expositores e delegações de mais de 70 países. O Parque da Expodireto Cotrijal ganhou expansão, passando de 84 para 98 hectares a fim de atender a demanda de público, com diferenciais em produtos e serviços ofertados durante o evento, que referenda o agronegócio em solo gaúcho. Segundo Nei Mânica, presidente da Cotrijal, a Feira é “um encontro marcado co o futuro do agronegócio”, com debates, discussões e tendências lincados à tecnologia.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.