Ultrarricos fazem do céu uma passarela

Aeronave mais cara do mundo pertence ao magnata russo Alisher Usmanov e custa quase R$ 2 bilhões

O luxo do luxo. Conforto e segurança que custam uns bons milhões, mas que, graças à exclusividade, caíram no gosto mundial de quem quer viajar com conforto e tem dinheiro para bancar a experiência – ou a necessidade. De famosos a magnatas, passando por políticos e grandes empresários, o transporte virou o principal meio de locomoção de um público seleto em todo o mundo. Customizáveis e decorados de acordo com o gosto dos seus proprietários, os jatos particulares são sinônimo de riqueza e aristocracia, permitindo ao passageiro ter à sua disposição um avião particular para viajar quando quiser e para onde quiser.

Um ecossistema único que permite poder fugir dos grandes aeroportos e dos seus milhares de passageiros. E de quebra não ter que enfrentar aquela correria para não perder o horário do check-in e do voo, já que a aeronave decola quando o passageiro estiver pronto e não o contrário. Em muitos casos, nem é preciso acessar o terminal. Uma limusine segue para a pista, até a porta da aeronave e, no local, um simpático e cordial membro da tripulação entrega uma taça de espumante, enquanto é possível relaxar em uma poltrona de couro macio.

Bilionários costumam ter, além de aviões para suas empresas, modelos para o seu uso pessoal, tornando esse um dos mercados com maior valor. Elon Musk, Bill Gates, Richard Branson e Jorge Paulo Lemann possuem aviões de ponta para voar. Os jatinhos empresariais tiveram um crescimento vertiginoso com a pandemia de Covid-19. Quando as companhias aéreas suspenderam os serviços, provocando o caos mundial, os super-ricos e os líderes empresariais conseguiram viajar, seguros de que continuariam dentro das suas realidades. Como resultado, o uso de aviões particulares aumentou, sobretudo em 2021. Segundo a empresa de pesquisa de dados de aviação Wingx, só em 2022, foram contabilizados 3,3 milhões de voos deste tipo ao redor do mundo — até então o maior número já registrado.

 

Um mundo à parte

Uma análise realizada pelo Simple Flying, um site de notícias especializado no setor da aviação, apontou quem são os que mais gastaram dinheiro em aeronaves na atualidade. Encabeçando a lista dos mais “ostentosos” está o magnata russo Alisher Usmanov, com uma fortuna estimada de R$ 92,2 bilhões e um patrimônio que consta um Airbus A340-300 avaliado em R$ 1,8 bilhão. Embora não seja oficialmente confirmado, especula-se que seja o jato privado mais amplo de toda a Europa. Em segundo lugar está o ex-presidente da imobiliária “Chinese Estates”. Joseph Lau tem um Boeing 747-8 VIP que custa cerca de R$ 1,7 bilhão, personalizado de acordo com seus gostos e preferências. 

Kim Kardashian figura na quinta posição. A socialite, modelo e empresária é a primeira mulher a aparecer no ranking e tem um personalizado Gulfstream G650ER de R$ 736 milhões. Já o ex-presidente do Estados Donald Trump ocupa a sexta posição e acumula em seu patrimônio um Boeing 757, que custa R$ 490 milhões. Ocupando a nona e a décima posição estão Elon Musk e Bill Gates, respectivamente.

Confira o ranking completo:

  • Alisher Usmanov – Airbus A340-300 (R$ 1,8 bilhão)
  • Joseph Lau – Boeing 747-8 VIP  (R$ 1,7 bilhão)
  • Sultão de Brunei – Boeing 747-430  (R$ 1 bilhão) 
  • Roman Abramovich – Boeing 757  (R$ 834 milhões)
  • Kim Kardashian – Gulfstream G650ER  (R$ 736 milhões)
  • Donald Trump – Boeing 757 (R$ 490 milhões)
  • Richard Branson – Gulfstream GH50 (R$ 368 milhões)
  • Mukesh Ambani – Boeing Business Jet 2 (R$ 358 milhões)
  • Elon Musk e Jeff Bezos –  Gulfstream G650 ER (R$ 343 milhões)
  • Bill Gates – Bombardier 8000 (R$ 323 milhões)

 

Famosos que fizeram história com seus jatinhos

Quando o assunto é um estilo de vida glamouroso, os famosos não poupam esforços. De férias a eventos, passando por presentes inusitados, eles sabem como investir o dinheiro para satisfazer suas vontades. 

No final do ano passado, Beyoncé apareceu de surpresa para uma passagem meteórica em uma festa exclusiva no Club Renaissance, em Salvador, na Bahia. A cantora embarcou de Nova York para Salvador em um jatinho luxuoso, presente dela para o marido, o rapper Jay-Z, em comemoração ao Dia dos Pais. O Bombardier Challenger 850, teria custado em torno de US$ 40 milhões. 

Em 2017, a cantora e atriz Celine Dion levou o glamour a um novo patamar quando chegou em seu próprio jato particular ao Grammy, principal premiação do mundo musical. Com um investimento de 42 milhões de dólares, o Bombardier BD 700 Global Express XRS é usado para suas viagens de fim de semana.

Já a diva do pop americano Mariah Carey fretou um avião particular apenas para uma festa para homenagear sua conquista: se tornar a primeira artista a ter um hit número um no ranking da Billboard – o sucesso All I Want For Christmas Is You –  em quatro décadas distintas. 

Victoria e David Beckham também estão na lista dos “ostentáveis”. Com um patrimônio de quase meio bilhão de dólares, o casal é conhecido por seu estilo de vida glamouroso. Em um Bombardier Challenger 350 avaliado em 20 milhões de dólares, a família aproveita nas viagens de férias. 

Quem faz a aviação executiva

Piloto de voos executivos há 35 anos, Cláudio Zahreddine, destaca que o mercado é muito singular e ressalta sua paixão pela aviação. “Voar é uma coisa maravilhosa. Tirar o pé do chão, ver a natureza de cima”, conta o experiente profissional . Convicto da sua escolha pela aviação executiva, o profissional compartilha da sua visão sobre as diferenças com a aviação comercial. “O jatinho é um avião em miniatura. A diferença é apenas técnica, pois não temos hora para decolar, mas é preciso fazer um plano de voo”, alerta.

Membro do INVOZ Integrando Vozes para o Futuro – instituto criado para promover valores aeronáuticos, José Eduardo Costas, atuou na aviação executiva em rotas do Brasil, Ásia e Europa. Com um currículo de mais de 20 anos na Embraer e hoje Conselheiro de Administração e Advisor, Costas destaca a importância do setor. “É uma indústria que gera emprego para o país. Passa desde o transporte de órgãos, evacuação médica, até transporte de executivos”, lembra. Ele destaca ainda a segurança do setor e a tecnologia brasileira, que não deixa nada a desejar para outros países. “Quando se voa em um helicóptero, o passageiro percebe a vibração e o ruído, mas essa é uma questão de percepção e experiência. A aviação é o transporte mais seguro no Brasil e no mundo e isso é graças a um trabalho de décadas”, acrescentou.

O Brasil tem uma frota de quase 10 mil aeronaves executivas em operação, segundo dados da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag). 

Com a palavra, os passageiros

Um magnata de São Paulo, investidor no agronegócio, revelou à nossa equipe de reportagem que seu jato particular é uma necessidade. Com fazendas no Maranhão, Rio Grande do Sul, Goiás e Uruguai, ele vê a aeronave como uma resposta para suas demandas diárias. “São as minhas pernas”, argumentou.

Outro empresário, este do setor de infraestrutura do Nordeste, concorda. Ele salientou que a necessidade de alta mobilidade, inclusive internacional, levou à demanda de um avião com autonomia de voo entre continentes. “Como expandimos nossas relações com fundos de investimentos na Europa e nos Estados Unidos, foi necessário um investimento que atenda principalmente aos nossos negócios”, revela. Embora alguns vejam isso como um luxo, para os abastados, o “brinquedo” também é uma necessidade.

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