O protagonismo dos maiores líderes do Brasil é celebrado todos os anos pelo Grupo VOTO no icônico jantar “Um Brinde à Democracia”. A edição de 2023 no Palácio Tangará, em São Paulo, ocorreu dia 13 de novembro, homenageando 10 personalidades brasileiras que se notabilizaram pela contribuição social, política e econômica ao país.
A honraria é um reflexo do espírito de unidade e colaboração essenciais para o progresso da nação. Uma noite que celebra as realizações e também lança um olhar esperançoso em direção ao futuro. Uma oportunidade ímpar para brindar os líderes visionários, inovadores e inspiradores, que demonstram que a democracia é mais do que um sistema político: mas um compromisso com a construção de um Brasil melhor.
Conheça nossos homenageados:
O pelotense pôs fim a uma tradição eleitoral gaúcha: foi o primeiro governador reeleito no Rio Grande do Sul desde a redemocratização. Presidente nacional do PSDB, ele vem conduzindo o Estado nos rumos da qualificação da máquina pública e do equilíbrio fiscal, o consolidando como um polo de inovação. No seu segundo mandato, pôs a educação como prioridade, buscando reduzir desigualdades e qualificar o capital humano gaúcho. Leite é um possível candidato à presidência do Brasil.
Tarcísio de Freitas (Republicanos) assumiu a maior economia do país em janeiro e, com apenas um ano de gestão, já supera a marca de 70% de aprovação. Liderou uma agenda de desburocratização da máquina pública, facilitou a abertura de novos negócios e atraiu grandes investimentos privados. Tarcísio nega disputar o Planalto, embora seja o nome mais competitivo da direita brasileira.
Dono de uma jornada meteórica na política, até 2016, quando foi eleito vereador, Claudio Castro nunca havia sido eleito para nenhum cargo político. E quatro anos depois, era o governador do Estado do Rio. Em 2020, assumiu interinamente o Palácio da Guanabara e, após demonstrar sensibilidade humana e articulação política, venceu nas urnas.
Liderando uma cidade com mais de 40 mil habitantes, Tissot é responsável por um município que sofreu um “boom” no investimento do setor privado, alavancando a economia criativa do turismo e colocando Gramado na rota dos brasileiros.
Formado em Engenharia Química e pós-graduado em Engenharia de Controle de Poluição Ambiental e Administração de empresas pela Universidade FAAP, Iniciou a carreira aos 15 anos, também atuando na compra de sucatas de metais não ferrosos no depósito de seu pai. Passou por todas as áreas relacionadas à reciclagem de metais.
Hoje é um líder no segmento da indústria do alumínio do Brasil.
Médico, Romeu Domingues é protagonista na evolução do sistema de saúde privado no Brasil. Como líder da DASA, maior rede diagnóstica da América Latina, responde por uma operação para 23 milhões de pacientes e um corpo clínico com 250 mil médicos.
7. Presidente da Cotrijal, Nei Manica
Uma autoridade do agro do Sul com reconhecimento internacional. O gaúcho lidera a Expodireto, realizada no município de Não Me Toque (RS), uma das maiores feiras de agronegócio do mundo. Na última edição, em apenas cinco dias, o evento recebeu mais de 320 mil visitantes, contou com 80 países representados e registrou mais de R$ 7 bilhões de faturamento.
Um multifacetário e talentoso argentino. Canta, dança, encena no teatro, mas o que gosta mesmo é debater política e economia internacional. Filho de Buenos Aires, está radicado no Brasil há mais de 20 anos, é sócio da Segré & Associados, grupo com 33 anos no mercado e que administra 50 empresas de capital estrangeiro. O consultor econômico e escritor ampliou sua notoriedade como comentarista da Jovem Pan.
Head de Responsabilidade Social do BTG Pactual, Martha atua para furar o bloqueio masculino no mercado financeiro. Advogada, VP da Câmara de Comércio Brasil e Israel e Conselheira do Instituto Dom, hoje é uma inspiração entre as mulheres. Idealizadora do BTG Soma, uma aceleradora de Ongs, do Programa Microcrédito Social e do Podcast Papo de Responsa, busca encorajar almas femininas a partir da competência e do senso de compromisso. É colunista da Revista EXAME.
Incomparável no que faz, Ton Holanda é o CEO da BCP Engenharia, grupo com sede em Fortaleza e referência em práticas ESG no ramo da construção civil. O empresário é responsável pela edificação de grandes empreendimentos atacadistas e industriais do país. Atualmente, nosso homenageado lidera operações em 25 estados brasileiros, empregando mais de cinco mil colaboradores. A guinada de crescimento econômico no último ano supera a marca de 300%.