UM SELO PARA OS AMIGOS DA SEGURANÇA

Por Luciano Zucco*

A segurança pública é uma das principais reivindicações de todos os brasileiros. Com quase 30 anos de experiência no segmento, essa é uma inspiração ao longo destes dez meses de mandato na Assembleia Legislativa, através de inúmeras iniciativas. São projetos de lei, frentes parlamentares e audiências públicas, além de inúmeras reuniões com entidades representativas. Nossa preocupação é valorizar mulheres e homens que diariamente defendem os gaúchos e seu patrimônio, muitas vezes sacrificando a própria vida ou levando sequelas desses combates para o resto da vida.

Operação feita pelas polícias Civil e Militar, com o apoio das Forças Armadas, da Força Nacional de Segurança e da Polícia Federal, no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, zona norte do Rio. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A difícil situação financeira do Estado é de conhecimento público. Por isso, é preciso ser criativo e encontrar alternativas para lembrar, a cada dia, a importância da rotina desses agentes públicos. Com esse objetivo lançamos, em 17 de outubro, o selo Estabelecimento Amigo da Segurança, através do Instituto de Segurança Luciano Zucco (INSEG), em parceria decisiva com a Federação das Câmaras dos Diretores Lojista do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), em cuja convenção estadual ocorreu o lançamento.

O selo vai identificar os estabelecimentos comerciais que oferecerão vantagens, serviços e descontos aos integrantes da ativa e da reserva das Forças Armadas e dos órgãos de segurança pública do Estado. Iniciativas semelhantes são corriqueiras em países desenvolvidos onde esses trabalhadores são distinguidos pela população. Infelizmente, no Brasil o reconhecimento ainda é raro e merece estímulo.

Entre as cortesias disponibilizadas há liberação de wi-fi, café, água, sanitários, acolhimento e apoio. Para os empresários parceiros, existe a certeza da presença dos agentes, dando maior sensação de segurança, extensiva aos clientes e frequentadores de suas lojas.

Nos Estados Unidos, foram criados inúmeros dispositivos com vantagens, como descontos na aquisição de veículos, isenção de tarifas em cartões de crédito e benefícios nas compras no comércio em geral. No Reino Unido, há um cartão de descontos para os agentes; já no Canadá, inúmeras indústrias criaram uma rede de benefícios. Na América Latina, existem projetos semelhantes no México, na Argentina e no Chile.

Outra novidade prevista pelo selo Estabelecimento Amigo da Segurança é o lançamento de um aplicativo que vai facilitar a identificação dos servidores beneficiados. O dispositivo viabilizará ainda que esses servidores localizem com facilidade as lojas parceiras. O app será instrumento também para que os usuários avaliem os serviços para futuras bonificações destinadas aos estabelecimentos parceiros.

Ao contrário do que alguns segmentos pretendem difundir de maneira ideológica, as instituições policiais são admiradas pela comunidade gaúcha. Realizada em 2018 pelo Instituto Cidade Segura, a Primeira Pesquisa de Vitimização revelou que 49,2% da população de Porto Alegre confia na Brigada Militar. O mesmo levantamento apontou que 53,6% confia na Polícia Civil, comprovando que, majoritariamente, existe a certeza na qualidade do serviço prestado. O mesmo resultado certamente seria auferido em relação ao Instituto-Geral de Perícias (IGP), à Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e aos bombeiros.

Os agentes de segurança estão em todos os municípios gaúchos 24 horas do dia, doze meses do ano, nos finais de semana, feriados e festas de final de ano. Homens e mulheres, mesmo em folga, têm dado inúmeras provas de dedicação ao salvar cidadãos de bem e defendendo o patrimônio de inúmeras famílias. Eles merecem todo o nosso apoio!

*Deputado Estadual

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.