Uma vitrine na Europa

Era o ano de 2005, e no celebrado ambiente de uma livraria em Paris Leonardo Tonus reuniu a paulista Betty Mindlin, o mineiro Luiz Ruffato e o gaúcho Tabajara Ruas. Ao organizar o encontro com os três escritores, há 12 anos, o professor da Sorbonne escreveu o prólogo de uma história de promoção de autores em língua portuguesa na Europa, consagrada agora com a quarta edição da Primavera Literária Brasileira em Paris, para a qual estão convidados 36 autores. Os eventos, com abertura na universidade parisiense no primeiro entardecer da primavera no Hemisfério Norte, em 21 de março, se estendem até 5 de abril a outros países além da França: Bélgica, Espanha e Portugal.

Tonus leciona na Sorbonne desde 2000. Como diretor do Departamento de Estudos Lusófonos, busca aumentar a visibilidade, o interesse e, com isso, a tradução e leitura de autores de língua portuguesa. Essa influência começa na sala de aula e se expande para a indústria editorial. É uma janela para a literatura brasileira respirar, em um momento dramático no mercado editorial nacional, com uma queda de 10,84% no número de exemplares vendidos em 2016 em relação a 2015, que também já foi um ano de resultados desanimadores (o levantamento é do instituto Nielsen, para o Sindicato Nacional dos Editores de Livros, nas principais livrarias e supermercados do Brasil).

Na Europa, existe mercado para os escritores do lado de cá do Atlântico. “Há uma expectativa europeia em relação à literatura brasileira”, percebe.
Especialista em literatura contemporânea, Tonus conecta novos autores e editores. Foi bem-sucedido, por exemplo, ao apresentar nomes para a editora Anacaona, focada no Brasil.

Na seleção para a Printemps Littéraire Brésilien, o mais levado em conta em seu trabalho como curador é como as obras se enquadram na perspectiva pedagógica, no conteúdo a ser trabalhado nas salas de aula na Sorbonne. Outro critério importante é a delegação espelhar a diversidade cultural e editorial. Estão representadas as diferentes regiões do país, assim como os gêneros literários: romance, conto, teatro, poema, literatura infanto-juvenil, ilustração e ensaio (Marcia Tiburi faz parte).

Ao longo de duas semanas, debates, leituras, saraus literários, lançamentos de livros e ateliês de escrita criativa serão organizados em livrarias, centros culturais, espaços institucionais ou voltados ao ensino. Ocupam salas da universidade francesa, assim como outras instituições no país (Maison de l’Amérique Latine, Fondation Calouste Gulbenkian e Salon Le Livre Paris), assim como a Universidade Livre de Bruxelas e a Embaixada do Brasil (Bélgica), a Casa América Catalunya, as livrarias Altair e Central, em Barcelona (Espanha), e as cidades portuguesas de Lisboa, Évora, Sintra e Obidos (Biblioteca Nacional, universidades de Lisboa e Évora, Centro Cultural Braço de Prata e livrarias Ferin e Ler Devagar).

A Primavera Literária Brasileira em Paris tem uma comissão organizadora composta por uma diversidade de atores do mundo do livro (editores, escritores, promotores culturais e estudantes em letras) e conta com o apoio e a colaboração de parceiros brasileiros e europeus.
“É uma Flip em Paris”, brinca Tonus, em referência à Festa Literária Internacional de Paraty.

A delegação oficial

Andrea Nunes, Antonio Salvador, Carlos Henrique Schroeder, Claudia Nina, Estevão Azevedo, Fábio Ribeiro, Flavio Goldman, Franklin Carvalho, Godofredo de Oliveira Neto, Henrique Rodrigues, João Guilhoto, João Vaz de Carvalho, José Santos, Julia Wähmann, Katia Gerlach, Luísa Geisler, Marcelo Maluf, Marcelo Moutinho, Marcia Tiburi, Marcos Peres, Mário Araujo, Mário Rodrigues, Marta Barcellos, Mickael Cordeiro, Nilma Lacerda, Paulo Emílio Azevedo, Rafael Gallo, Renata Bueno, Roberto Parmeggiani, Robson Viturino, Rodrigo Ciríaco, Rui Zink, Sheyla Smanioto, Simone Paulino, Socorro Acioli e Susanna Busato.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.