Uvibra-Consevitis-RS e Apex-Brasil assinam convênio de cooperação técnica e financeira de R$ 5 milhões

O Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Uvibra-Consevitis-RS) assinou convênio de cooperação técnica e financeira com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O valor total da parceria, com duração até dezembro de 2022, é de R$ 5 milhões, sendo 60% originários da Apex-Brasil e 40% de contrapartidas da Uvibra-Consevitis-RS e das associadas ao projeto.

O projeto setorial Wines of Brazil tem o objetivo de promover vinícolas que já atuam no mercado externo ou que tenham interesse em iniciar um trabalho em âmbito internacional. As ações acontecem por meio de participação em feiras, realização de eventos promocionais, missões comerciais e outras ações especiais de fomento comercial. O projeto valoriza atributos como a qualidade, diversidade e diferenciais dos vinhos brasileiros e fomenta novos negócios para os exportadores brasileiros.

As ações promocionais foram divididas em dois grupos.
– Países-alvo prioritários: China, EUA, Reino Unido, Portugal e Alemanha.
– Países-alvo secundários: Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Japão.

O convênio foi assinado em 14 de dezembro, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS). Na ocasião, Deunir Argenta, presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), destacou:

“Exportamos para 53 países, conquistamos muitas medalhas, certificados, o que demonstra que a vitivinicultura brasileira está inserida no mundo. É fundamental ampliarmos ainda mais nossa presença em países-alvo como China, Estados Unidos, Reino Unido, Portugal e Alemanha e atingirmos o maior número possível de países nos próximos anos”, destacou.

Para Luciano Rebellatto, coordenador da Uvibra-Consevitis-RS, trata-se de ação imprescindível para a ampliação e reforço da internacionalização de vinhos, espumantes e sucos de uva de empresas brasileiras. Ele declarou:

“A parceria celebrada é o resultado de esforços de toda a cadeia uva e vinho, que tem início na terra, por meio de mais de 15 mil famílias, que trabalham de sol a sol para garantir produtividade e a qualidade das uvas, até chegar às cooperativas e vinícolas para seu processamento.”

O diretor de Negócios da Apex-Brasil, Lucas Fiuza, lembrou que em 2022 a Apex-Brasil completará 25 anos de atividades, o que é motivo de orgulho, visto que durante todo esse tempo a instituição esteve ao lado do empreendedor brasileiro. Fiuza acrescentou:

“Conhecer in loco essa região que tem um potencial e uma escala continental indiscutível é motivo de orgulho, ainda mais quando são pessoas comprometidas, e que carregam valores sentimentais. Não temos dúvida de que a vitivinicultura brasileira ganhará o mundo.”

Bruno Leite, chefe da Divisão de Promoção do Agronegócio II do Ministério de Relações Exteriores, também ressaltou o orgulho de conhecer na ponta todo o processo de produção do vinho nacional:

“Merece o reconhecimento e, para nós, significa abrir portas para um produto de qualidade que fala por si só. O Itamaraty está engajado para que as amostras de vinhos, espumantes e sucos de uva estejam em todas as embaixadas pelo mundo, como forma de promover nosso produto nacional.”

A coordenadora-geral de Promoção Comercial da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Andressa Beig Jordão, enfatizou que o Brasil é o maior exportador de suco de laranja e encorajou o setor vitivinícola para que também se torne o maior exportador de suco de uva:

“O mundo precisa conhecer mais nossos produtos. Somos competitivos, temos qualidades.”

Os dois primeiros grandes eventos promocionais em 2022 ocorrerão em março. O primeiro será a Vinexpo America, nos dias 9 e 10, em Nova York. Na sequência, a Prowein Dusseldorf, entre 27 e 29,na Alemanha, seguido de uma missão técnica em Portugal com matchmaking para compradores portugueses.

As exportações de vinhos e espumantes vêm crescendo ano a ano e 2021 comprova os esforços do setor vitivinícola. Estudo da Ideal Consulting, empresa de auditoria de importação e inteligência de mercado, demonstra que de janeiro a setembro de 2021 o Brasil exportou 690,4 mil caixas de nove litros das bebidas, o que representa crescimento de 62% em relação ao mesmo período de 2020, o melhor momento da história das exportações brasileiras.

Com informações da Apex-Brasil

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