Vale lembrar, com muito orgulho, a importância e a contribuição do Brasil de Ideias para a construção de futuro melhor

Na 154º edição da Revista Voto, a repórter Raiane Gonoli recupera o debate promovido pelo Grupo Voto na Região Centro-Oeste do País, onde foi realizado o 1º Fórum Brasil de Ideias Mato Grosso. Confira!

Um gigante que cresce no Coração do Brasil

Por Raiane Gonoli

Um debate em busca de soluções para recolocar o Brasil nos trilhos do crescimento. Foi com esse intuito – e por meio do 1º Fórum Brasil de Ideias no Mato Grosso – que o Grupo VOTO chegou a um dos mais importantes estados do país. A proposta era discutir, com grandes empresários, líderes e representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, alternativas para fortalecer o desenvolvimento econômico sustentável do país.

O evento, realizado entre 26 e 28 de novembro no Malai Manso Resort, na Chapada dos Guimarães (a 67 km de Cuiabá), contou com palestras de personalidades de expressão que, durante um final de semana exclusivo, debateram inovação, trabalho, meio ambiente e competitividade. O foco principal esteve nas conversas sobre a união entre os três Poderes e representantes do agronegócio, da indústria e do comércio, para explorar o potencial de expansão do Brasil.

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, participou da abertura do fórum, cujo tema foi “O papel do Legislativo para fazer o Brasil avançar”. Ele lembrou a contribuição dos mato-grossenses para a economia brasileira. “Mato Grosso é um Brasil que tem dado certo. Se tem algo que o Brasil aprendeu a fazer bem é agricultura e pecuária – seja com os grandes ou pequenos produtores. É fundamental que critérios sejam estabelecidos para garantir a manutenção do que deu certo e que os trabalhadores do campo tenham acesso às tecnologias necessárias para aumentar a produção”, disse.

O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, também falou sobre os avanços do agronegócio em seu estado. E fez questão de ressaltar a importância dos investimentos do governo federal e como eles contribuíram para o desenvolvimento local:

“Ao longo das décadas, conseguimos construir, mesmo longe dos portos, o agronegócio mais competitivo do mundo. Se com logística desfavorável, o Mato Grosso chegou aonde chegou, imagina agora, com fortes investimentos do governo.”

Ao abrir as discussões, a CEO do Grupo VOTO, Karim Miskulin, comemorou o sucesso de mais um Ciclo Brasil de Ideias:

“Reunimos um timaço de executivos representantes de algumas das maiores empresas com atuação no país, de parlamentares e de secretários, para construirmos, juntos, caminhos para fazer o Brasil avançar nas reformas, na inovação do campo, na tecnologia, na logística e, principalmente, na responsabilidade de cada um de nós criar um futuro melhor.”
.
Seu discurso reforçou o compromisso do Grupo VOTO em promover o evento, que acontece regularmente com objetivo de ajudar personalidades que estão no centro do poder a encontrar as melhores alternativas para fazer o país progredir.

Também estiveram presentes no 1º Fórum Brasil de Ideias no Mato Grosso os ministros da Infraestrutura, Tarcísio Freitas; da Agricultura, Tereza Cristina; e do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, entre outros nomes que estão em busca de alternativas para acelerar o desenvolvimento econômico e sustentável brasileiro.

Uma viagem até Mato Grosso, o celeiro do mundo

O palco para a realização desta edição do Brasil de Ideias não foi escolhido à toa. Além de ser o estado líder em produção e exportação agrícola de soja, milho, algodão e carne bovina, o Mato Grosso também vem desenvolvendo uma série de cadeias produtivas, como a piscicultura e a do etanol a partir do milho, sendo considerado nada menos do que o “celeiro do mundo”.

“Mesmo nesse ano difícil para todo o país, é aqui que vemos a pujança e a resiliência de quem não se curva às adversidades. É aqui que temos a força do agronegócio, que mantém o país pulsando firme e forte”, ressaltou Karim Miskulin ao falar sobre a escolha da região para sediar os debates do fórum.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em novembro, o Mato Grosso possuía a segunda menor taxa de desemprego do país no terceiro trimestre de 2021, com mais de 1,6 milhão de mato-grossenses empregados entre julho e setembro do ano passado.

E há mais: o estado é uma das unidades da Federação que mais tem protagonizado progressos e inovações em sustentabilidade. Na contramão da alta crescente de outros estados que compõem a Amazônia Legal, o Mato Grosso reduziu os alertas de desmatamento em 30,6% entre os meses de agosto e outubro de 2021 (DETER/INPE). Para se ter uma ideia, mesmo sendo uma das maiores produtoras de alimentos do mundo, a região mato-grossense possui 62% de seu território preservado.

E o Mato Grosso também se destaca quando o assunto é o combate às emissões de carbono. Através do programa Carbono Neutro MT, a meta é neutralizar as emissões de carbono até 2035, 15 anos antes do prazo estabelecido internacionalmente (2050). “O crescimento do estado do Mato Grosso tem de seguir em frente respeitando rigorosamente essa orientação ambiental, voltada à economia de baixo carbono”, reforçou o governador Mauro Mendes em sua participação no Brasil de Ideias.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.