A voz do setor privado para uma Reforma Tributária mais eficiente
O segundo painel do Brasil de Ideias — A voz do setor privado para uma Reforma Tributária mais eficiente —, mediado por Fernando Careli, Diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade para América do Sul da Ferrero Brasil, reforçou a importância da Reforma como um impulsionador da economia, ressaltando a necessidade de simplificação, transparência e uma visão de futuro para promover o desenvolvimento do país.
A primeira painelista, Alessandra Vieira, Diretora Tributária da VIA S/A, ressaltou a importância da Reforma para o setor varejista, que enfrenta uma situação complicada nos últimos tempos. Ela afirmou que a simplificação tributária pode reativar a economia e competir de forma mais justa com os negócios, destacando a necessidade de estrutura financeira para lidar com a carga tributária. O setor de serviços também foi mencionado como uma preocupação, pois impacta todos os tipos de negócio. No caso do varejo, uma logística mais estruturada poderia impulsionar o e-commerce.
Por sua vez, o Vice-Presidente Tax South America da Volvo Group, Augusto Flores, destacou que o setor privado escolhe ser parte da solução e não do problema, e por isso define-se como um entusiasta da Reforma Tributária. Em sua fala como painelista, ele enfatizou a importância de simplificar os processos, e ressaltou que os maiores departamentos tributários do mundo estão no Brasil.
Finalizando o painel, Gustavo Alves, Diretor Tributário da TIM Brasil, ressaltou a importância da conectividade e da visão de futuro para a Reforma Tributária, a fim de que ela promova o desenvolvimento econômico do país. No contexto da telecomunicação, a segurança foi apontada como a principal preocupação, pois é fundamental garantir resultados para acionistas, investidores e o governo.
Comentários