Weintraub deixa o ministério da Educação

Abraham Weintraub deixou o cargo de ministro da Educação nesta quinta-feira (18). O comunicado de sua saída foi feito em um vídeo ao lado do presidente da república, Jair Bolsonaro. Weintraub assumiu o comando da pasta da Educação em 8 de abril de 2019, após a demissão de Ricardo Véles Rodriguez.

O ex-ministro afirmou que irá ocupar o cargo de Diretor do Banco Mundial. Ele é economista e já desempenhou a mesma função em outra instituição. Segundo ele, o cargo dará maior “segurança” para sua família. “O Presidente já referendou e, com isso, eu, minha esposa e meus filhos poderemos ter a segurança que não temos hoje”

A situação do ex-ministro ficou delicada no governo quando ele passou a ser investigado por defender a prisão de ministros do Supremo Tribunal Federal, a quem chamou de “vagabundos“. Na tarde de última quarta- feira, o STF rejeitou, por 9 votos a 1, o habeas corpus que tentava retirar o nome do ministro do hall de investigados no caso das Fake News e ameaças à corte.

No último domingo (14), ele desrespeitou a ordem do Palácio do Planalto e se encontrou com apoiadores pró-governo em uma manifestação na Esplanada, o que pode ter sido a gota d’água. Durante a semana, Bolsonaro classificou a atitude como “não muito prudente”.

Substituto

O secretário nacional de Alfabetização, Carlos Nadalim, é o mais cotado para assumir o cargo de ministro. Ele é alinhado ideologicamente com Weintraub, o que ajudaria Bolsonaro a diminuir o desgaste com alas do governo que ainda apoiam o ex-ministro.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.