ALRS presta homenagem à Revista Voto pelo aniversário de 15 anos

O deputado gaúcho Fábio Branco (MDB) homenageou, no período do Grande Expediente da sessão dessa terça-feira (9) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a Revista Voto pela passagem dos seus 15 anos de existência. Especializada em Política, Economia e Cultura, a publicação é dirigida pela cientista política Karim Miskulin. “A Revista Voto é um importante contraponto a todas as publicações que investem tempo e espaço editorial para produzir apenas pautas negativas, que vivem da picuinha e da desconstrução da imagem de pessoas e de instituições”, afirmou Branco ao iniciar seu discurso na tribuna.

Na avaliação do parlamentar, o grande diferencial da revista é buscar soluções para os problemas da sociedade. Prova disso são os mais de 80 eventos, entre fóruns, seminários e painéis, que promoveu. “Foi assim em 2010, quando criou o Ciclo de Debates Brasil de Ideias, projeto que surgiu no Rio Grande do Sul e reuniu, em sua primeira edição, o senador Álvaro Dias, coordenador da campanha do presidenciável José Serra, e Marco Aurélio Garcia, coordenador do programa de governo de Dilma Rousseff”, lembrou, frisando que o evento reúne, mensalmente, nomes de destaque dos setores público e privado.

Neste ano, a sexta edição do Ciclo de Debates, alusiva aos 15 anos da Voto, ocorreu em Nova York, em parceria com o periódico britânico Finantial Times.

Ícone do jornalismo

Para o deputado, a publicação se constitui num “ícone do jornalismo político do Brasil”. O sucesso editorial, em sua opinião, é resultado do trabalho conjunto com a empresa Critério Resultado em Opinião, comandada por Cléber Benvegnú. “São pautas de destaque e que impactam a vida das pessoas. São exercícios de reflexão sobre o momento que vivemos e sobre o futuro do Brasil e do mundo e análises aprofundadas, plurais, sem preconceitos, feitas por pessoas de diferentes lados e diferentes visões políticas e de mercado”, apontou Branco.

A Voto coleciona 142 edições e mais de 12 mil páginas impressas, onde foram registradas os principais momentos vividos pelo País. Além de gerar conteúdo instantâneo nas plataformas digitais, a publicação circula, bimestralmente, no Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. “Especialistas da academia, pensadores, colunistas anteviram cenários, aprofundaram assuntos e esmiuçaram aos leitores o presente e o futuro do processo democrático brasileiro e internacional”, salientou o orador.

Branco citou ainda os principais momentos da trajetória da revista, como seu lançamento nacional em 2009 no Senado Federal, a parceria com a Universidade da Colúmbia em 2010, que resultou num evento com palestra do ex-presidente americano Bill Clinton e a edição, em 2013, do livre recontando a história do Rio Grande do Sul. Lembrou também a entrevista com o ex-governador Leonel Briozola, um mês antes de seu falecimento em 2004, e a polêmica matéria, em 2008, em que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso declarou que o nível dos governadores estava muito abaixo da média .

No futuro próximo, a Voto pretende ampliar a presença nas capitais, especialmente, do Nordeste. E já começa a sair do papel o projeto Voto Digital, que irá customizar conteúdos para as redes sociais e para o portal de notícias.

Os deputados Frederico Antunes (PP), Juliana Brizola (PDT), Vilmar Zanchin (MDB), Paparico Bacchi (PL), Fábio Ostermann (Novo), Zilá Breitenbach (PSDB), Aloísio Classmann (PTB), Tenente-coronel Zucco (PSL) e Rodrigo Lorenzoni (DEM) se somaram à homenagem por meio de apartes. O Grande Expediente foi prestigiado pelos ex-governadores Pedro Simon e Germano Rigotto e pelo chefe da Casa Civil, Otomar Vivian.

 

CONFIRA IMAGENS DO GRANDE EXPEDIENTE AQUI

 

Texto: Agência de Notícias ALRS
Foto: Celso Bender

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.