Brasil de Ideias: Por que o gaúcho perdeu sua narrativa?

O Brasil de Ideias desta quinta-feira (28) trouxe para debate um tema bem instigante: Por que o gaúcho perdeu a sua narrativa? O evento que aconteceu no Hotel Sheraton Porto Alegre reuniu o cientista político e colunista da Revista Voto Fernando Schuler e o psicanalista James Betts.

Nesta edição, os convidados se reuniram com o objetivo comum de discutir: Como unir forças para reverter o cenário atual do Rio Grande do Sul e retomar a narrativa de sucesso. Para isso, os painelistas fizeram uma reflexão da história do Estado e também das decisões tomadas pelos gaúchos e seus representantes.

O debate começou pelo convidado e psicanalista Jaime Betts. Sua reflexão foi gerada a partir da publicação do seu livro: NósOutros Gaúchos – as identidades do gaúcho em debate interdisciplinar, onde elencou pontos que chamou de principais para explicar o cenário atual. Em primeiro lugar, lembra que a representação do gaúcho de bombacha se reduz a um número muito pequeno da população, segundo o narcisismo galopante “sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra”. Outro seria o complexo de caranguejo (a inveja comparativa, o que o outro tem – o ódio em função de uma revolução tardia – e o sentimento de ser do contra). Betts ressaltou que economicamente há um pacto federativo que provoca um déficit bilionário, pela atual divisão e remessas tributárias por um estado exportador como o RS, e deixou a pergunta: O que temos feito para buscar outros estados e tentar uma solução?

Já o cientista político Fernando Schuler admite que parte dos problemas de hoje são oriundos de decisões erradas nos últimos 30 anos, principalmente no âmbito político. “Precisamos construir um novo modelo de tomada de decisão, que não esteja vulnerável a pressões de grupos e corporativismos.” Ele ponderou  que é preciso perder o medo das parcerias público/privadas. O gaúcho precisa ser menos desconfiado, com o objetivo de evoluir em modernização e voltar a ter a narrativa de sucesso do passado.

O evento Brasil de Ideias tem o patrocínio da Celulose Riograndense e da Braskem.

NósOutros gaúchos já está disponível no LUME.

Para citar ou acessar este item utilize:

http://hdl.handle.net/10183/164107

ou

pelo SABI: http://www.bibliotecadigital.ufrgs.br/da.php?nrb=001025837&loc=2017&l=90cb1c1b56d63467

Publicado tb na fanpage do Facebook da Editora da UFRGS e marcados o DDC-UFRGS e a APPOA no post.

As fotos são de Gustavo Roth.

 

.

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.