IDEIAS E SOLUÇÕES PARA O BRASIL

Eventos da VOTO reúnem lideranças da sociedade e propõem agendas comuns para o desenvolvimento do país. Presidentes, ministros, governadores, empresários e especialistas participaram de mais de 80 atividades.

Desde suas primeiras edições, a VOTO discute ideias e propostas para o desenvolvimento do Brasil. Em 2004, quando a revista ainda era um projeto incipiente, temas que hoje estão nos debates públicos já instigavam reflexões. Caso da reforma da previdência, excesso de burocracia, custo da logística e carga tributária.

Mais do que apenas questionar, o veículo também propunha a união da sociedade por soluções. Governos, empresários, meios de comunicação, organizações e legisladores tinham de estar juntos, formando consensos por um objetivo maior: fortalecer o país, superando obstáculos e investindo em nossas potencialidades, trazendo crescimento, emprego e renda.

Para a diretora-executiva Karim Miskulin, essas discussões não poderiam se limitar ao papel. Precisavam ganhar corpo e estar nas ruas. “Nosso desafio era levar esses temas para a sociedade, influenciando os debates e unindo pessoas de múltiplos setores. Foi aí que nasceram os eventos da VOTO.”

Em 15 anos, a revista realizou mais de 80 eventos, fóruns, seminários e encontros, que já se tornaram marca registrada na discussão dos grandes temas do país. Políticos, empresários e especialistas de diversas áreas participam das atividades, que reúnem alguns dos principais nomes do Brasil.

Celebrando seu quarto aniversário, a VOTO lançou em 2008 o Instituto Voto de Estudos Políticos, que organiza os diferentes eventos da publicação. E o primeiro encontro já mostrou o porquê de os debates do veículo serem diferenciados: o seminário “Brasil: o que fazer? Os ex-presidentes respondem” levou a Porto Alegre o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que apontou as perspectivas para o desenvolvimento do país.

Foi o início de uma série de iniciativas que levaram à capital gaúcha importantes nomes para discutir diferentes temas de interesse da sociedade. Por exemplo: o Fórum Nacional de Mobilidade Urbana, que, em três edições, abordou desafios das cidades; e o Seminário Mentes Verdes, realizado em parceria com a Braskem, falando do desenvolvimento sustentável.

Mas a revista foi ainda mais longe, superando as fronteiras do Brasil: em 2011, a VOTO participou do seminário “Brasil: a nova economia verde global”, no Harvard Club, em Nova Iorque. O encontro teve a palestra do ex-presidente americano Bill Clinton. Em parceria com o BricLab, da Universidade de Columbia, o veículo organizou uma série de eventos nos Estados Unidos, como a missão Voto Innovation Initiative, em 2013, e o MIT Latin America Conference, em 2014.

Grandes ideias para o Brasil

No entanto, a principal marca da VOTO é o encontro Brasil de Ideias. Lançado em 2010, é um evento que reúne empresários, políticos e lideranças em diversos setores, debatendo questões sobre temas específicos. O objetivo do ciclo é humanizar a política e influenciar positivamente nos rumos do país.

A primeira edição teve a presença do senador Álvaro Dias, coordenador da campanha de José Serra, e Marco Aurélio Garcia, coordenador do programa de governo de Dilma Rousseff, candidatos à presidência. No encontro, foram apontados caminhos e alternativas para alavancar áreas deficitárias do país.

Jantar de Abertura do Ano Legislativo é um dos eventos mais tradicionais do calendário da VOTO. FOTO: Marcos Nagelstein/Agência Preview

Desde então, foram mais de 60 edições, que trataram desde os desafios da agropecuária ao cinema nacional, do esporte à liberdade de imprensa e do empreendedorismo ao turismo. Empresários como Flávio Rocha (Riachuelo), José Galló (Renner), Stéphane Engelhard (Carrefour Brasil), Paula Paschoal (Paypal), Washington Cinel (Gocil), Eduardo Marchiori (Mercer), Laércio Albuquerque (Cisco), entre outros, participaram da série de eventos. Em 2013, o ex-presidente Lula também conduziu uma palestra, falando sobre o Brasil da próxima década.

Em 2015, o Brasil de Ideias passou a ocorrer em Brasília, e em 2017, no Rio de Janeiro. O encontro ganhou cada vez mais projeção nacional e, em 2018, teve a presença de quatro candidatos à presidência da república: Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo (NOVO), Geraldo Alckmin (PSDB) e Jair Bolsonaro (PSL), que seria eleito depois. No mesmo ano, o novo vice-presidente, Hamilton Mourão, também participou da atividade. O evento também tem edições internacionais, em Nova Iorque.

“O Brasil de Ideias se consolidou como um espaço de excelência para a discussão dos temas que interessam ao futuro do país. Temos muito orgulho da contribuição que oferecemos à sociedade com esses debates”, afirma Karim Miskulin.

A VOTO também promove encontros de autoridades nacionais para falar sobre as perspectivas do período que se inicia. Em 2019, o Seminário de Abertura do Ano, realizado em Brasília, teve as presenças do vice-presidente, Hamilton Mourão, dos ministros Osmar Terra (Cidadania) e Onyx Lorenzoni (Casa Civil), do secretário de Desestatização, Salim Mattar, e de grandes empresários.

 

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.