“O futuro está na nuvem”, diz CEO da SAP Brasil

Há mais de três décadas atuando no setor de TI, Cristina Palmaka é presidente da SAP Brasil desde outubro de 2013. Com um estilo de gestão que prioriza a formação de equipes sólidas, a executiva está na lista dos melhores CEOs no Brasil da revista Forbes. No dia a dia, se destaca por valorizar iniciativas de governança corporativa, diversidade e inclusão.

Antes de ingressar na subsidiária da companhia alemã especializada no desenvolvimento de softwares de gestão, ela atuou em cargos executivos seniores de grandes empresas de tecnologia, como Microsoft, HP e Philips.

Nascida em São Paulo, Cristina tem MBA pela Fundação Getulio Vargas, é graduada em Contabilidade pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, fez pós-graduação na Universidade do Texas (EUA) e curso para Conselheiros de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Na entrevista a seguir, Cristina fala do mercado de TI, das mudanças provocadas pela computação em nuvem e também de maratona, esporte que pratica desde os anos 2000.

Como é estar na linha de frente de um setor no qual as novidades e inovações não param nunca?

É desafiador e muito estimulante. A SAP tem em seu DNA a evolução contínua, inclusive de seus processos internos, acompanhando os movimentos de transformação dos diferentes cenários tecnológicos. A empresa tem a parceria como um dos pilares básicos de sua atuação, privilegiando o conhecimento das várias facetas específicas do negócio de seus clientes. Em paralelo, investe continuamente no uso da mais avançada tecnologia para suas soluções e na disponibilização de plataformas de serviços e desenvolvimento.

De que maneira um empreendedor deve se preparar para os impactos da inteligência artificial, internet das coisas, big data e tudo o que pode vir na sequência?

Os empreendedores têm diante de si a oportunidade de começar ou implementar mudanças em sua atuação com um suporte já bem mais simplificado de tecnologias avançadas, como as citadas, que podem responder amplamente a suas necessidades específicas e concretizar novas ideias. A SAP disponibilizou a plataforma SAP Leonardo, que reúne tecnologias como block chain, inteligência artificial, aprendizado de máquina, internet das coisas, big data, analytics, permitindo que sejam usadas de forma individual ou combinada. Sejam grandes, médios ou pequenos empreendedores, é possível, e altamente desejável, investir e direcionar a criatividade dos colaboradores na tarefa de inovar e reinventar seus negócios com o auxílio dessas ferramentas. Consultorias como o Gartner, por exemplo, preveem que, em 2021, 40% das equipes de TI serão mais versáteis, desempenhando vários papéis, a maioria deles mais próxima das áreas de negócios.

A transformação digital é só para as grandes empresas? Os pequenos negócios, com menos recursos, terão sobrevida fora dessa evolução?

A transformação digital se tornou uma necessidade plenamente reconhecida entre as lideranças empresariais. Boa parte dos processos necessários para efetivar essas mudanças já está ocorrendo em companhias de todos os portes e setores. A digitalização traz eficiência, ganho de escala e produtividade. A SAP tem 11 mil clientes no Brasil, e a maioria deles é de pequenas ou médias empresas, que auxiliamos em vários aspectos com nossas soluções e serviços como na criação de novos modelos de negócios, digitalização de canais de vendas e criação de comércio eletrônico. Cada vez mais respondemos às necessidades específicas de pequenas, médias ou também de grandes companhias.

Como você mostraria para um pequeno ou médio empreendedor que a digitalização é benéfica para a empresa dele?

Os empreendedores já estão conscientes de que a digitalização é o motor primordial de seus negócios e a receita certa para se manterem sustentáveis e à frente do mercado. Boa parte dos processos necessários para as mudanças já está ocorrendo em companhias dos mais variados portes e setores, em especial das PMEs. Em 2017, o grande destaque de nossos resultados foi justamente o considerável aumento dos contratos firmados com as pequenas e médias empresas. Vale lembrar que no mundo, hoje, o uso extensivo de devices e serviços digitais é uma realidade tanto na vida privada como no ambiente empresarial. Quem consegue imaginar um único dia sem um smartphone, um notebook, um app, internet ou uma solução customizada para gerir as informações de seu negócio? O que temos destacado junto aos empreendedores é que o cenário do mercado também mudou e que, no panorama atual, as respostas para atender as exigências do novo consumidor e responder aos novos desafios de negócios exige criatividade aliada à tecnologia para dispor de soluções tecnológicas eficazes. A SAP investe no conhecimento vertical do negócio de seus clientes justamente para ser a parceira que pode analisar, estimular e propor novos caminhos com respostas criativas e tecnológicas.

Inteligência artificial, internet das coisas entre outras inovações vão modificar a sociedade?

Principalmente ampliando a conexão em todos os aspectos. O mundo está cada vez mais interligado e as informações são obtidas e circulam em um fluxo contínuo que pode ser extremamente produtivo. Seja na indústria, no comércio, nas relações sociais, em áreas diversas como saúde, transporte, educação, mineração, entre outras, a tecnologia está permitindo conectar dados obtidos a cada segundo, analisados e disponibilizados para uso da forma mais criativa e positiva possível.

Para um profissional que pretende trabalhar no mundo digital, quais as competências que serão mais necessárias?

Estamos em um momento de profunda transformação do ambiente de trabalho, não importa a área ou o setor em que se esteja inserido. O mercado está mudando. Todas as empresas se tornarão, em breve, empresas de dados. E com isso, novas características serão necessárias. Li recentemente um livro que as competências mais relevantes no futuro serão criatividade, empatia e coragem.

A computação na nuvem impulsionou os negócios da SAP?

A SAP considera que a nuvem é o futuro do negócio e vem se preparando para essa mudança há dez anos. Nuvem se tornou a palavra-chave para tornar a tecnologia mais acessível a empresas de todos os portes. Em um cenário que exige rapidez, flexibilidade, atualização constante e economia, a nuvem é a melhor resposta. Entre outros benefícios, elimina gastos com infraestrutura e segurança, provê manutenção e atualizações permanentes, e pode ser contratada como serviços, com mensalidades menores. Além disso, a criação de novos serviços na nuvem é mais rápida. Os resultados da SAP com a venda de soluções em nuvem têm sido crescentes e contínuos. Em 2017, fechamos com crescimento de dois dígitos, em comparação com o ano anterior, da receita total das vendas de soluções em nuvem. E essa carteira mais que dobrou de tamanho no país em dois anos. Mas é importante destacar que a SAP ampliou consideravelmente seu escopo de atuação. Deixamos de vender apenas soluções para ser consultores que ajudam a solucionar os principais desafios do cliente. É uma mudança de mindset que exigiu um grande esforço de treinamento e de engajamento.

O laboratório em São Leopoldo é o único da SAP na América Latina. Que inovações já saíram desse laboratório e foram adotadas em outras regiões do mundo?

A SAP Labs desenvolve em colaboração com outros laboratórios da empresa no mundo diversas soluções. Mas é reconhecida globalmente como referência em agronegócio. As soluções deste segmento desenvolvidas aqui são utilizadas em todo o mundo.

A Sapphire Ventures pretende investir em startups no Brasil?

A Sapphire Ventures não atua no Brasil, mas a SAP investe globalmente, desde 2012, e especificamente no Brasil desde 2015, na aceleração de startups através de seu programa Startup Focus, que ajuda startups promissoras em big data, espaço de análise preditiva e em tempo real a construir aplicativos na plataforma SAP HANA e acelerar o seu lançamento no mercado. Consideramos muito importante apoiar a inovação e a criação de soluções disruptivas, impulsionando o crescimento da economia e a criação de empregos. O programa é permanente, as empresas podem se candidatar em qualquer período do ano, e o acompanhamento proporcionado pode ser presencial ou online. Um dos benefícios que destaco no Startup Focus é que as empresas participantes terão seus produtos “homologados” pela SAP, ou seja, passam por um processo que garante um padrão de qualidade SAP. Com isso, elas podem oferecer mais facilmente suas soluções ao universo de nossos clientes com muito mais facilidade. Outra vantagem importante é a mentoria que podem receber, com acesso a especialistas da SAP em todo o mundo, inclusive para ajudá-los em eventuais processos de internacionalização. A SAP não faz investimentos financeiros nas empresas participantes do Startup Focus, mas os participantes do programa ficam com maior visibilidade no mercado, o que pode contribuir para atrair o interesse de investidores.

No passado, se dizia que a tecnologia iria tomar conta de várias atividades e sobraria mais tempo para o lazer. Mas não é bem isso que se viu, com os smartphones levando o trabalho para onde a gente estiver, por exemplo. A evolução tecnológica vai continuar nos deixando cada vez mais ocupados?

A função primordial da tecnologia é facilitar a vida das pessoas. É ser usada para atividades mecânicas, operacionais, liberando o ser humano para o que ele sabe fazer de melhor: relacionar-se com outras pessoas. Só depende de nós mesmos controlar o tempo dedicado ao trabalho, ao lazer, à família, aos amigos.

Você já participou de 12 maratonas e tem mais uma agendada neste ano. A corrida e os preparativos servem para dar uma quebrada radical na rotina do trabalho?

Considero as corridas como um compromisso comigo mesma. Procuro treinar pelo menos quatro vezes por semana e participar de uma maratona por ano. É a minha terapia, um momento em que me encontro, em que coloco a cabeça em ordem. Geralmente consigo inclusive solucionar problemas mais complexos durante minhas corridas.

Você leva ensinamentos ou estratégias da corrida para o trabalho e vice-versa?

Correr exige disciplina, treino, persistência, clareza de propósito e prática. Todas qualidades estratégicas que devem ser cultivadas também no trabalho.

Tag:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.