Fórum da Liberdade reúne líderes nacionais e internacionais

O Fórum da Liberdade contará com nomes nacionais e internacionais e uma programação que terá início uma semana antes da abertura oficial. Com o tema “A voz da Mudança”, o evento de debates promovido pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE) ocorrerá, nos dias 9 e 10 de abril, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre.  A agenda de oficinas, palestras e painéis foi detalhada na manhã desta terça-feira, 13, pelos dirigentes da entidade, durante coletiva de imprensa.

“Construímos um leque de atividades inovadoras, sempre com o objetivo de, a cada ano, superar outras edições e, ao mesmo tempo, mantendo-se jovem nesses mais de 30 anos do IEE”, observou Júlio César Lamb, presidente do instituto.  No ano passado, foram registradas mais de 6,3 mil presenças, além das 200 mil pessoas acompanhando online.

Entre os destaques da programação estarão, além de pensadores e lideranças políticas e empresariais, o juiz federal Sérgio Moro e o ex-promotor do caso Mãos Limpas, o italiano Antonio Di Pietro. Ambos participarão de um novo formato do fórum, que reunirá, em cinco painéis, um público de até 500 participantes, para aumentar a interação com a plateia.

Outra novidade será o encontro com os pré-candidatos à presidência da República: João Amoêdo (NOVO), Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB), além de Jair Bolsonaro, ainda pré-confirmado. Durante o encontro, marcado para o dia 9 de abril, às 19h30, no prédio 40 da universidade, cada um fará uma apresentação e responderá perguntas da plateia.

O Fórum da Liberdade também contará com palestras especiais, como a do psiquiatra britânico Theodore Dalrymple, e da economista norte-americana Ph.D. pela Universidade de Harvard Deirdre Mccloskey. Também estarão em Porto Alegre o ex-presidente da Bolívia Carlos Mesa, o técnico de vôlei, economista e empresário Bernardinho, o escritor Jorge Caldeira, a vice-presidente de Iniciativas Econômicas do Institute for Faith, Work and Economics, Anne Rathbone Bradley, e Neil Patel, um dos maiores nomes do marketing digital.

Nova Constituição

Em função da “necessidade de estabilidade constitucional” e do fato de o Brasil estar há 30 anos em uma “permanente assembleia constituinte”, segundo os organizadores do evento, o Fórum da Liberdade pretende produzir uma nova Constituição, com base nos princípios liberais. “Será um arrazoado sobre o modelo de Estado que a sociedade quer. É uma pauta propositiva”, observou Lamb.

Liberdade de imprensa

Esta edição do evento entregará o prêmio Liberdade de Imprensa para o CEO do jornal El Nacional da Venezuela, Miguel Otero. Perseguido pelo governo venezuelano, Otero está exilado em Madrid desde 2015. Ele é reconhecido como um dos jornalistas mais importantes do país e de crítica ao atual regime, além de ter sido pioneiro no uso de novas tecnologias, tanto na rotina diária de jornalista como na gestão de empresas de mídia.

Durante o evento, será lançada a 22ª edição da série Pensamentos Liberais, livro com artigos escritos por seus associados sobre temas relevantes no Brasil e no mundo. A edição contará com artigos de autores convidados, como Jeffrey Tucker, Lawrence Reed e Percival Puggina.

Participaram da coletiva de imprensa a vice-presidente do IEE, Giovana Stefani, e o diretor do Fórum da Liberdade, Pedro De Cesaro.

PALESTRANTES DO FÓRUM DA LIBERDADE

Adriano Gianturco – professor de Ciência Política do IBMEC-MG

Anne Rathbone Bradley – vice-presidente de Iniciativas Econômicas do Institute for Faith, Work and Economics;

Antonio Di Pietro, ex-promotor italiano;

Bernardinho – técnico de vôlei, economista e empresário;

Brendan O’Neill – jornalista britânico e editor do Spiked Online;

Carlos Mesa – ex-presidente da Bolívia;

Ciro Gomes – ex-governador do Ceará, ex-ministro da Fazenda e pré-candidato à presidência da República;

Deirdre Mccloskey – a economista norte-americana Ph.D. pela Universidade de Harvard;

Flávio Rocha – CEO das Lojas Riachuelo;

Geraldo Alckmin – médico, professor, Governador do Estado de São Paulo e pré-candidato à presidência da República;

João Amoedo – fundador do Partido Novo e pré-candidato à presidência da República;

Jorge Caldeira – escritor e doutor em Ciência Política;

Leandro Narloch – jornalista e escritor;

Lya Luft – escritora e tradutora;

Marina Silva – ex-ministra do Meio Ambiente e pré-candidata à presidência da República;

Miguel Otero – CEO do jornal El Nacional da Venezuela;

Neil Patel – o autor best seller do New York Times, um dos maiores nomes do Marketing Digital e reconhecido entre os Top 100 empreendedores com menos de 30 anos pelo ex-presidente Barack Obama;

Paulo Guedes – economista, fundador do Banco Pactual e sócio majoritário do grupo BR Investimentos;

Sérgio Moro – Juiz Federal da 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba;

Theodore Dalrymple – escritor e médico psiquiatra britânico;

Yaron Brook – diretor-executivo do Ayn Rand Institute;

PROGRAMAÇÃO DO 31° FÓRUM DA LIBERDADE

09 de abril – segunda-feira

16h – Primeiro Painel:

– Miguel Otero, CEO do jornal venezuelano El Nacional

– Carlos Mesa, Ex-presidente da Bolívia

– Paulo Guedes, PhD em Economia

17h30 – Solenidade de Abertura do evento

– Prêmio Libertas

– Prêmio Liberdade de Imprensa

– Lançamento do Projeto Constituição

– Apresentação da ação Voz da Mudança

19h30 – Encontro com Presidenciáveis

– Marina Silva

– Ciro Gomes

– João Amoedo

– Geraldo Alckmin

– Jair Bolsonaro (pré-confirmado)

10 de abril – terça-feira

9h30 – Terceiro Painel:

– Bernardinho, Ex-treinador da seleção brasileira de vôlei

– Neil Patel, especialista em marketing digital

– Leandro Narloch, jornalista e escritor

11h – Lançamento do Livro Pensamentos Liberais

11h20 – Palestra Especial:

– Theodore Dalrymple, Psiquiatra, escritor e crítico cultural e social

12h20 – Intervalo

14h – Quarto Painel:

– Yaron Brook, Presidente do Conselho de Administração do Ayn Rand Institute

– Anne Rathbone Bradley, PhD em Economia e vice-presidente de Iniciativas Econômicas no Institute for Faith, Work and Economics

15h30 – Quinto Painel:

– Brendan O’Neill, jornalista e editor do Spiked Online

– Lya Luft, Escritora, tradutora e professora universitária

– Jorge Caldeira, Escritor e doutor em Ciência Política

17h – Sexto Painel:

– Sérgio Moro, Juiz federal e Professor Adjunto de Direito Processual Penal da Universidade Federal do Paraná

– Antonio Di Pietro, Vice-Procurador no Tribunal de Milão e promotor da Operação Mãos Limpas

– Adriano Gianturco, Professor de Ciência Política do IBMEC-MG e PhD em Teoria Política e Econômica pela Universidade de Gênova

18h30 – Palestra Especial de Encerramento:

– Deirdre McCloskey, Economista, com Ph.D. pela Universidade de Harvard, historiadora e escritora

PROGRAMAÇÃO ARENA DA LIBERDADE

10 de abril, terça-feira

10h30 – Sérgio Moro e Antonio Di Pietro

13h30 – Bernardinho

15h00 – Deirdre McCloskey

16h30 – Theodore Dalrymple

18h00 – Neil Patel

*Programação sujeita a alterações sem aviso prévio

PENSAMENTOS LIBERAIS

Para divulgar de forma mais efetiva as ideias debatidas e defendidas pela entidade, o IEE publica, desde 1994, a série Pensamentos Liberais, livro composto de artigos escritos por seus associados sobre temas relevantes no Brasil e no mundo.

A 22ª edição do Pensamentos Liberais será lançado durante o evento. Este exemplar especial também contará com artigos de autores convidados, como Jeffrey Tucker, Lawrence Reed e Percival Puggina. Além disto, dois conferencistas foram selecionados, por meio de um concurso, para participar da edição escrevendo artigos – fato inédito dentre todas as versões do Pensamentos Liberais.

UNCOUNFERENCE – OFICINA DO EMPREENDEDOR

A segunda edição da Unconference – Oficina do Empreendedor é um dos destaques do Fórum da Liberdade. Fruto de uma parceria entre o Instituto de Estudos Empresariais (IEE), a Endeavor, a Paim Comunicação e a PUC-RS, a ação é destinada a empresas, startups e empreendedores que buscam a troca de conhecimento, feedbacks e experiências, além da possibilidade de captações financeiras e parcerias de negócios. O objetivo é que os projetos selecionados façam suas exposições com a contribuição de mediadores que irão auxiliar para viabilizar ou alavancar a ideia inicialmente apresentada. As inscrições, gratuitas, estão abertas para o projeto e se encerram no dia 15 de março. O formulário está disponível na página do Fórum no Facebook e também no site do evento. O patrocinador da Unconference é a Uber, e os apoiadores são o Sebrae-RS e o Tecnopucrs.

PROJETO VOZES DA MUDANÇA

Com o objetivo de estender o propósito e o evento em si, o Fórum da Liberdade, juntamente com a Enfato Multicomunicação, promoveu o projeto Vozes da Mudança. A ideia consistiu na execução de uma oficina de desenho para 28 crianças do Centro Diaconal Evangélico Luterano (CEDEL), ministrada pela artista plástica Ana Cândida Lima. A atividade resultou em desenhos que expressam o que as crianças, de idade entre 6 e 14 anos, gostariam de mudar na sua realidade e no país em que vivem. As obras serão expostas durante os dois dias do Fórum da Liberdade. Um diferencial será a possibilidade de ouvir um áudio dos autores explicando cada ilustração.

ARENA DA LIBERDADE

A Arena da Liberdade é uma novidade da 31a edição do Fórum da Liberdade. Os participantes que comprarem os ingressos VIP terão à sua disposição cinco palestras exclusivas, de 1 hora, com alguns dos principais palestrantes do Fórum – Antonio Di Pietro, Sérgio Moro, Deirdre McCloskey, Bernardinho e Theodore Dalrymple. A ideia é que esses palestrantes, consigam aprofundar seus temas, em um espaço maior de tempo, e que o público se sinta mais próximo para interagir e fazer perguntas. Outro diferencial da Arena é o Lounge, espaço exclusivo, dedicado ao networking, que estimulará os participantes a conhecer novas pessoas, discutir ideias e fazer negócios. Assim, a Arena da Liberdade, visa proporcionar ao seu consumidor, uma experiência ainda mais diferenciada, dentro do maior evento de discussão de ideias da América Latina.

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA BRASILEIRA DE 2018

O Brasil permanece há trinta anos em uma permanente assembleia constituinte. Contabilizam-se anualmente três emendas constitucionais, fato que evidencia a falta da necessária estabilidade constitucional no Brasil. Tantas emendas são contabilizadas porque grande parte da política nacional é instrumentada através do texto constitucional. Ao invés de utilizar leis, os governos utilizam a lei máxima nacional como instrumento para materializar seus programas políticos, alimentando, alongando  e perpetuando a instabilidade constitucional. Assim, percebemos que decisões erradas foram tomadas em 1988 Além da instável, não é necessário descrever o quão longa, intrusiva, deliberante e utópica nossa Constituição é. Percebemos isso facilmente como cidadãos brasileiros, que tudo nos prometem e nada nos entregam, e, pior ainda, nos prometem (cada vez mais direitos) com respaldo constitucional. Uma Constituição para um país livre deve estabelecer os princípios que guiarão o Estado, constituir seus Poderes e atribuir-lhes competência (ao mesmo tempo em que limita sua ação, quando não lhe atribui determinada competência). A Constituição que defendemos está baseada em princípios liberais, testados e consagrados pelo tempo na experiência política das nações. Significa colher o aprendizado e a evolução que a História permitiu a tantos países. Essa é a ambição que temos, e o projeto que ora se inicia. Escrever uma Constituição para o Brasil do futuro, o país livre em que as novas gerações poderão prosperar. Uma Constituição liberal, colhendo o melhor da nossa tradição e desfazendo erros do passado – não por vendeta ou desprezo, mas por convicção no futuro.

INSCRIÇÕES ABERTAS

As inscrições para o 31° Fórum da Liberdade já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.forumdaliberdade.com.br e pelo aplicativo do evento. Os valores do 1º lote vão até dia 15 de março. No portal, o público também encontra as informações sobre esta edição, além de imagens, vídeos e a relação completa de palestrantes e temas abordados nos eventos anteriores.

Diretoria do Instituto de Estudos Empresariais (IEE) Gestão 2017-2018

Presidente: Júlio César Bratz Lamb

Vice-presidente: Giovana Stefani

Diretor de Comunicação: Pedro Maciel Echel

Diretora Financeira: Angela Francesca Grando Veit

Diretor de Formação: Mateus Berlt Jarros

Diretor de Relações Institucionais e Fórum da Liberdade: Pedro De Cesaro

Serviço do 31º Fórum da Liberdade

Tema: A Voz da Mudança

Quando: 9 e 10 de abril

Onde: PUCRS – Av. Ipiranga, 6681

Inscrições: forumdaliberdade.com.br

Mais informações: (51) 3335.1588

Sobre o IEE

O Instituto de Estudos Empresariais foi fundado em Porto Alegre há mais de 30 anos por 20 integrantes. A entidade tem como intuito a formação de jovens lideranças empresariais que se comprometam com um modelo de organização social e política para o Brasil baseado no ideal democrático de liberdades individuais e orientado à defesa e manutenção dos valores da economia de mercado e da livre-iniciativa. Desde 1988 o IEE promove anualmente o Fórum da Liberdade – consagrado nacionalmente e considerado o maior evento liberal da América Latina.

Tag:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.