Governo gaúcho reforça aproximação com instituições japonesas

O governo do Estado do Rio Grande do Sul participou do 3º Diálogo Brasil-Japão sobre Agricultura e Alimentos, realizado nesta sexta-feira, 7, em São Paulo, com as presenças do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, e do vice-ministro Parlamentar de Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, Kenichi Hosoda.

O diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Odacir Klein, que representou o governo do Rio Grande do Sul no evento, acompanhado de Marcelo Baumgarten e Astrid Schünemann, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência  e Tecnologia (Sdect), falou a 60 empresários e investidores japoneses no painel “Melhorias na infraestrutura de transportes de grãos no Brasil”.

Ao demonstrar o aspecto estratégico do porto de Rio Grande como rota direta que facilita a exportação para todo o mundo da expressiva produção de grãos e de proteína animal do estado, Odacir informou aos japoneses que o governo gaúcho está em fase final de formatação e modelagem de programa de concessões para rodovias. Ao contrário das PPPs que exigem contrapartida do governo, o programa de concessões abre um leque maior e mais atrativo aos investidores desta solução de infraestrutura logística, complementou.

Na abertura do 3º Diálogo, o ministro Blairo Blaggi salientou a parceria forte nos negócios com o Japão, sobretudo no mercado de proteína animal como a carne suína e a de frango. Ressaltando que o Brasil aguarda a abertura para as exportações da carne bovina numa parceria que mostra equilíbrio na balança comercial: 6,71 bilhões de dólares de exportação e 5,9 bilhões de dólares de importação. Ao final da sua manifestação, Blairo Maggi procurou tranquilizar os empresários japoneses dizendo que, apesar do momento político que o Brasil vive, as instituições estão funcionando, há um descolamento entre a politica e a economia, sempre há paz e garantia de que todos os contatos firmados são cumpridos pelo Brasil.

(Crédito foto: Divulgação/BRDE)

Tag:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.