Grupo Carrefour lança o movimento Act For Food no Brasil

O Grupo Carrefour inicia no Brasil o movimento Act For Food. O novo posicionamento direciona uma série de ações e investimentos para ampliar o acesso do consumidor a alimentos saudáveis e de qualidade. Este é mais um desdobramento do plano de transformação global, o ‘Carrefour 2022’, anunciado na França, no início do ano. A estratégia tem como seus principais pilares a transformação digital e a chamada transição alimentar, por meio da qual quer permitir que seus clientes consumam alimentos de maior qualidade, seguros, produzidos com responsabilidade socioambiental e a preços justos. Além das iniciativas, uma nova comunicação com a assinatura ‘Todos merecem o melhor’ irá informar os consumidores sobre esse compromisso, destacando, sobretudo nas lojas, cada iniciativa que tem a alimentação como base para uma vida melhor.

O movimento Act For Food acontece simultaneamente em todos os países onde o Grupo Carrefour opera, orientando a empresa, seus clientes e parceiros durante esta transição de hábitos de consumo e de produção de alimentos. A mobilização mundial tem a ambição de estimular profundas mudanças em todas as etapas da cadeia, da fazenda à gôndola, a partir de parcerias que tornem essa causa transversal e objeto de trabalho de importantes agentes públicos e privados fundamentais à mobilização.

“Plantamos uma poderosa semente com a certeza de que, juntos, podemos transformar a maneira pela qual nos alimentamos. O Act For Food reúne iniciativas para ampliar a oferta de alimentos naturais e saudáveis, por meio de serviços omnicanais, preços acessíveis e pelo controle de qualidade desde a origem, buscando produtos e práticas mais saudáveis e sustentáveis para cada um de nós e para o planeta”, destaca Noël Prioux, CEO do Grupo Carrefour Brasil.

A partir do movimento Act For Food, o Grupo Carrefour anuncia ainda o lançamento de uma iniciativa inédita, o ‘Compromisso Satisfação Garantida’, que começa a ser pilotado a partir deste mês nas lojas da Baixada Santista (SP). Por meio dele, caso não fique satisfeito com qualquer produto fresco adquirido nas lojas da rede, o cliente receberá o seu dinheiro de volta ou outro produto de mesmo valor.

Além disso, dentre as metas e iniciativas adotadas no país estão: duplicar até 2020 a participação de orgânicos no total de produtos frescos vendidos em relação a 2017; desenvolver novos fornecedores para ampliar o portfólio de produtos da marca própria; estabelecer novas parcerias com produtores locais para aumentar a oferta de produtos frescos regionais; expandir até o final de 2018 o serviço ‘Retire de Carro’ para 10 pontos no estado de São Paulo, permitindo a mais clientes retirar em lojas físicas suas compras de alimentos realizadas via e-commerce; expandir para 45 lojas o Programa Únicos até o final deste ano, que comercializa com desconto alimentos fora do padrão estético tradicional; e expandir a nova seção de produtos ‘Saudáveis’, que facilita a escolha desses itens (orgânicos, integrais, sem antibiótico e para dietas restritivas), para todos os hipermercados e supermercados do país em 2019.

A origem do movimento

O Act For Food traduz o compromisso de longo prazo do Carrefour para enfrentar os desafios atuais e atender às novas expectativas dos consumidores. Atualmente, além do custo, é cada vez maior a preocupação com a qualidade, origem e segurança dos alimentos. Diante disso, o Carrefour já fomenta as compras de longo prazo junto a produtores, permitindo que esses volumes sustentem o investimento dos parceiros para mudar suas práticas de produção agrícola. Ao reconhecer seu papel estratégico no mercado, a companhia vai unir esforços e aproveitar sua capilaridade de lojas, força de marca, expertise em serviços e produtos, importantes parceiros agrícolas e industriais e o conhecimento que tem de seus clientes.

Uma resposta necessária

Em uma época em que os métodos de produção intensiva atingiram seus limites, a qualidade dos alimentos tornou-se um problema global. É cada vez maior os indicadores de que essa dieta e hábitos estão impactando as mudanças climáticas, o meio ambiente e a saúde das pessoas. “Temos que agir rapidamente, engajando produtores e consumidores para assegurar alimentos que sejam bons para a saúde e produzidos de forma mais sustentável”, afirma Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil.

Incentivar a escolha pelo melhor

Com a assinatura ‘Todos merecem o melhor’, o novo posicionamento do Carrefour reforça a oferta de produtos e serviços de qualidade, além de preços justos e acessíveis aos consumidores. Esta será a comunicação adotada nos 30 países onde a companhia opera, motivo pelo qual o movimento ganhou nome que pode ser compreendido em todos esses diferentes mercados. “O Act For Food nos permite construir uma nova relação com o cliente, reafirmando o nosso compromisso de fazer e oferecer o melhor. Ao enfrentar os novos desafios alimentares, foi possível traduzir a nossa missão e as próprias demandas dos consumidores, atentos à qualidade de produtos e serviços, além da relação custo-benefício que já cultivamos no país”, ressalta Silvana Balbo, diretora de Marketing do Carrefour Brasil.

Este movimento prevê ainda fortalecer importante elo de confiança com o consumidor, sobretudo na direção da “saudabilidade democrática”. Para isso, o Carrefour elegeu especialistas reais que, diariamente, garantem a qualidade, frescor e a segurança dos alimentos comercializados pela rede. Batizado de ‘Embaixadores’, esse time é composto por profissionais técnicos especializados em frutas legumes e verduras, peixes, carnes, orgânicos, produtos saudáveis e marca própria. Os novos porta-vozes da marca serão responsáveis por transmitir informação, auxiliando os clientes na escolha diária dos seus alimentos. “Independentemente do formato de loja ou canal, o cliente encontrará as melhores ofertas e opção de compra aqui, derrubando antigas barreiras que separavam as pessoas da boa alimentação”, completa Silvana.

Outras iniciativas

Desde o anúncio do plano Carrefour 2022, em janeiro deste ano, diversas iniciativas ampliaram os esforços do Grupo Carrefour já antes compromissado com a qualidade e origem dos alimentos que oferece diariamente em suas lojas e e-commerce. A partir do Act For Food, atua sob quatro pilares principais no país: qualidade de alimentos, preço acessível, serviços omnicanais, educação e confiança junto ao cliente.

Dentre os principais projetos já implementados estão: participação no programa RAMA, da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que garante o uso correto de defensivos agrícolas nas frutas, legumes e verduras que comercializa; e o lançamento da marca própria Sabor & Qualidade, que reúne produtos de alta qualidade a preços justos, produzidos com responsabilidade socioambiental e rastreabilidade.

A companhia anunciou ainda o compromisso cage-free, que vai garantir que todos os ovos comercializados a partir de 2028 sejam provenientes do sistema livre de gaiolas, promovendo o bem-estar animal de galinhas poedeiras; lançamento do projeto ‘Produção Sustentável de Bezerros’, a fim de fomentar acriação sustentável em propriedades do Mato Grosso; parceria com o programa Seafood Watch para mapear a própria cadeia de fornecimento de pescado e garantir um modelo de pesca mais sustentável; apoio à Gastromotiva para criação de laboratório de inovação e linha de produtos a partir do aproveitamento total dos alimentos; apoio a projetos com foco em esporte e gastronomia acessível.

Por meio da ‘Plataforma de Combate ao Desperdício’, realiza ainda a doação de alimentos, gestão sustentável de resíduos, além de oferecer estações de reciclagem para clientes, desconto em produtos com data de validade próxima ao vencimento, produtos unitários deixados nas gôndolas reembalados para nova comercialização e fabricação de coprodutos a partir de alimentos que seriam descartados.

Sobre o Grupo Carrefour Brasil

Há mais de 40 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e cash&carry, além do Banco Carrefour e sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço) e Supeco (atacado de autosserviço de proximidade), além de postos de combustíveis e drogarias.

Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange 638 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 49,6 bilhões em 2017 e mais de 82 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser um dos maiores empregadores privados do país, a maior distribuidora de alimentos, o maior varejista de capital aberto e umas das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos cinco anos, implementa estratégia prevista no planoCarrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 374 mil colaboradores e 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 100 milhões de clientes. Em 2017, as vendas globais da companhia totalizaram € 88,2 bilhões. www.grupocarrefourbrasil.com.br

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