Grupo Ferrero: embalagens 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025

A mistura de camadas de avelã com um delicioso recheio cremoso e um waffer crocante coberto com chocolate materializa um dos bombons mais consumidos do mundo. Mas a Ferrero – companhia italiana dona de marcas consagradas como Ferrero Rocher, Kinder, Tic Tac e Nutella – quer mais do que o reconhecimento pelo sabor. 

Em entrevista à Revista VOTO, Fernando Careli, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade para América do Sul da Ferrero do Brasil, falou sobre o compromisso de tornar as embalagens 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis em até dois anos. Na fábrica em Poços de Caldas (MG), os planos também incluem zerar as emissões de carbono na linha de produção em 2025.

Leia a seguir os principais trechos da entrevista:

Grupo VOTO – Em que momento o Grupo Ferrero entendeu que havia a necessidade de remodelar as embalagens? 

Fernando Careli – O Grupo Ferrero estabelece metas ambiciosas de sustentabilidade desde 2008. Acreditamos que podemos ser uma força positiva para a mudança ao compartilharmos um compromisso de melhoria contínua. Há alguns anos, nos comprometemos a tornar as embalagens 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025. Para isso, a empresa uniu forças com fornecedores, recicladores e líderes do setor e assinou, em 2019, o Compromisso Global da Fundação Ellen MacArthur para uma Nova Economia do Plástico. O objetivo da Ferrero é desempenhar um papel ativo na eliminação de embalagens plásticas problemáticas ou desnecessárias, por meio de redesenho, inovação e novos modelos de entrega. 

Grupo VOTO – Como se deu o processo de concepção do novo material ecológico?  

Fernando Careli – Há alguns anos temos conquistado avanços em nosso portfólio de embalagens, alinhados com o roteiro de sustentabilidade para 2025. Nosso indicador-chave de desempenho global em embalagens, reutilização, compostagem e reciclagem chegou a 83%. Estabelecemos metas para reduzir o uso de plástico virgem enquanto aumentamos o conteúdo reciclado nas embalagens plásticas. Em 2021, estabelecemos a meta para reduzir o uso de plástico virgem em 10% e aumentar o uso de conteúdo reciclado em embalagens plásticas para 12% até 2025. 

Grupo VOTO – De que formas as novas embalagens podem ser reaproveitadas ou recicladas? 

Fernando Careli – Para garantir que todas as partes das embalagens possam ser recicladas, os designers precisam escolher e combinar materiais para que a embalagem final possa ser descartada, coletada, separada e totalmente reciclada na prática e em escala. Para atingir esse objetivo ambicioso e desenvolver diretrizes comuns de ecodesign, que seriam uniformes em toda a indústria, a Ferrero está fazendo diversas parcerias globais com outras partes interessadas, como a CEFLEX e a RecyClass. 

Recentemente, a Ferrero desenvolveu uma nova colher para o produto Kinder Joy, feita com papel virgem de alta qualidade vindo de uma cadeia de suprimentos certificada e sustentável por meio de tecnologia ultrassônica, que faz a selagem da colher ao plástico filme sem usar nenhuma substância ou aditivo adicional. Quando a implementação estiver finalizada, haverá cerca de 45% de redução de carbono com a colher do Kinder Joy, o que significa uma redução de mais de 1,5 mil toneladas de plástico por ano. 

Grupo VOTO – Como o Grupo Ferrero pretende promover a economia circular e o descarte correto de resíduos? 

Fernando Careli – Trabalhamos arduamente para gerir e reduzir o nosso impacto, aumentando a eficiência ambiental nas operações e cadeia de suprimentos, reduzindo emissões e consumo de água e aumentando a circularidade em nossa fabricação e embalagens. No ano passado, diminuímos em 4,5% a geração de resíduos. A taxa de recuperação de resíduos continua a melhorar a partir de uma separação e trabalho com fornecedores cada vez mais eficiente. Em 2020/2021, cinco fábricas alcançaram 100% de recuperação; sete locais de produção foram superiores a 99%, incluindo o Brasil, onde a taxa alcançou 99,9%. Aqui, o projeto é considerado autossustentável, já que o lucro gerado garante o pagamento dos trabalhadores envolvidos na iniciativa de economia circular. O compromisso global da Ferrero é trabalhar para a redução média de 1,5% da geração de resíduos por tonelada de produto produzido até o final do ano 2024/2025, em relação ao ano fiscal de 2022/2023. Além da meta de zerar o envio de resíduos a aterros até 2030 e de aumentar a taxa de recuperação de resíduos até 2030 em mais de 98%. 

Grupo VOTO – O Grupo assumiu o compromisso de tornar 100% das embalagens recicláveis até 2025. Qual o desafio para atingir a meta? 

Fernando Careli – Temos diversos desafios pela frente, grande parte advindos de políticas nacionais que ainda não possuem a devida abrangência para atender a demanda e também de entraves que ocorrem em questões de legislação nos diversos países em que atuamos. Mas estamos sempre pensando em como melhor criar para atender e entregar ao nosso consumidor, sem perder a qualidade de nosso portfólio. Para isso, focamos nossos investimentos em inovação e design, reinventando produtos e embalagens, e isso leva algum tempo pois temos uma alteração em diversos pontos da cadeia. Acreditamos que vamos alcançar a nossa meta, mas ela ainda precisará passar pelo nosso minucioso controle de qualidade para que o consumidor tenha a mesma qualidade que ele sempre encontrou em nossos produtos. 

Grupo VOTO – A empresa anunciou que tem feito/irá fazer associações com instituições nacionais de gestão de resíduos de forma a incorporar o uso deste tipo de material no processo de fabricação das embalagens. A intenção é capacitar também o agente externo? 

Fernando Careli – As fábricas da Ferrero firmam contratos com empresas especializadas para realizar o gerenciamento de resíduos, desde a coleta, transporte e destinação final de cada tipo de resíduo. Nossos objetivos de sustentabilidade são ambiciosos na forma de incluir mudanças em todas as principais áreas que contribuem para a pegada do grupo, incluindo ingredientes-chave, embalagens, logística inicial e atividades relacionadas a combustível e energia. Acreditamos que eles podem ser alcançados a partir do engajamento contínuo com os fornecedores, construindo um rideshare para alcançar metas e seguindo uma abordagem específica (roteiro) com base nos requisitos de cada escopo.  

Grupo VOTO – Quais as práticas de ESG da empresa que mostram atualmente sua conexão com as necessidades do Brasil? 

Fernando Careli – As mudanças climáticas representam um risco crescente em toda a nossa cadeia de valor. Estamos envolvidos na ação climática há décadas e estamos também acelerando nossos esforços, usando metas baseadas na ciência para reduzir nosso impacto. Além disso, a eficiência energética é fundamental para atingir nossas metas de redução de carbono e é essencial para nosso consumo responsável de recursos naturais. 

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