OMS anuncia fim da pandemia de Covid-19

Pouco mais de três anos após o vírus da Covid-19 se espalhar por todos os continentes, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira (05) o fim da emergência sanitária em todo o mundo. “Com grande esperança, declaro a Covid-19 encerrada como uma emergência de saúde global”, afirmou Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. A entidade afirma que, graças ao avanço da vacinação no cenário global, autoridades são hoje capazes de controlar o número de mortes.

 

A OMS decretou o alerta em janeiro de 2020, após os índices de mortalidade dispararem na China. De acordo com os dados oficiais da OMS, ao longo de 39 meses, a doença causada pelo vírus  Sars-CoV-2 e suas mutações causou 765,2 milhões de casos e quase 7 milhões de mortes. Autoridades acreditam que o número de óbitos possa passar de 20 milhões, se considerarmos os casos não notificados por vários países.

 

O Brasil saía de um carnaval quando foi atingido em cheio pelo vírus. O primeiro caso foi registrado em 27 de fevereiro de 2020, em São Paulo. Um homem de 61 anos com histórico de viagem para a Itália deu entrada no Hospital Israelita Alberta Einstein com sintomas da doença. Segundo o Ministério da Saúde, até 26 de abril de 2023, o país registrou 37,4 milhões de casos e 701,4 mil mortes. No ano passado, o Governo Federal já havia anunciado o fim da emergência sanitária em território nacional. Nos últimos meses, as medidas de controle da doença, como obrigatoriedade do uso de máscaras, já vinham deixando de serem adotadas.

De acordo com a OMS, o vírus não deixará de existir e a população precisará conviver com ele. “A pior coisa que qualquer país pode fazer agora é usar esta notícia como motivo para baixar a guarda, desmantelar os sistemas de saúde que construiu ou enviar a mensagem ao seu povo de que a covid não é motivo de preocupação.  Não hesitarei em convocar outro Comitê de Emergência se a covid colocar nosso mundo em perigo mais uma vez“, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.