Maia diz que país está à beira de um precipício

O pré-candidato à presidência da República e presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse que alguns políticos não perceberam que o Brasil está caminhando rapidamente para o precipício. “Alguns acham que a capacidade do estado brasileiro é infinita. Não querem abrir mão dos seus benefícios.” Com o tema O Brasil do Futuro, Maia foi o palestrante da reunião-almoço Menu Porto Alegre, promovida pela Associação Comercial de Porto Alegre. O evento aconteceu nesta segunda-feira, 21, no Salão Nobre do Palácio do Comércio.

Para ele, dois pontos são decisivos: reforma do Estado e segurança jurídica. “Hoje o estado brasileiro é caro, ineficiente e injusto. De todos os setores públicos, 67% têm salários acima do setor privado e com aposentadorias precoces. Enquanto isso, o trabalhador é o que paga mais impostos. O volume de impostos é proporcional ao gigantismo do estado. Por isso, a necessidade de reformas profundas.”

Outro ponto importante para Maia é a regulação do sistema financeiro com a entrada de instituições de fora do país para aumentar a concorrência. “Temos no Brasil um sistema financeiro moderno e seguro, mas com as maiores taxas de juros do mundo.”

O Presidente da Câmara observou que o país tem muito que avançar e avaliou os dados divulgados recentemente pelo IBGE são desastrosos. Em 2017, das 48,5 milhões de pessoas com 15 a 29 anos de idade, 23,0. (11,2 milhões) não trabalhavam nem estudavam ou se qualificavam, contra 21,9% em 2016. “Temos que pensar políticas que beneficiem o conjunto da sociedade, recupere a cidadania e liberdade.”

Segundo ele, o Brasil está polarizado, o que inviabiliza a discussão de ideias. “Devemos retomar o bom debate e evitar destruir tudo que o governo anterior fez. Assim, construir um novo projeto para o Brasil no dia a dia, com a participação da oposição. Devemos construir uma agenda com menos radicalismo. Acredito que a sociedade civil já está buscando uma alternativa de centro, com posições firmes, mas pactuando com todos.”

Maia apoia a reforma da Previdência, desde que crie sistema igual para todos. Acabar com a distorção entre os sistemas público e privado.

Crédito foto: Luis Ventura/ACPA

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.