Privatização da Eletrobras pode reduzir em até 7% da tarifa de energia

O projeto do governo de privatização da Eletrobras pode gerar uma redução de até 7% nas tarifas de energia para o consumidor, afirmou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque na noite desta quarta-feira (9).

A declaração foi feita após a proposta original ter sido modificado e gerado críticas por especialistas do setor e temores de impacto futuro à conta de luz.

De acordo com nota divulgada pela pasta, mesmo com alterações promovidas pela Câmara à Medida Provisória, que incluíram uma obrigação de contratação pelo governo nos próximos anos de novas usinas termelétricas a gás e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), não terão impacto negativo nas contas.

A contratação de termelétricas, que substituiriam unidades mais caras a óleo, reduziria custos em 1,1%, compensando um leve aumento de 0,2% associado à viabilização de PCHs prevista na matéria, segundo o ministério.

Em “um cenário arrojado”, a redução de tarifas poderia chegar a 7,4%, acrescentou.

A Medida Provisória foi aprovada pela Câmara dos Deputados e agora precisa ser analisada até 22 de junho para não perder a validade.

O relator do texto na Casa, senador Marcos Rogério (DEM-RO), disse que apresentará relatório sobre a MP na próxima semana.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.