Reprovação de Lula sobe 9 pontos e vai a 34% na cidade de São Paulo, segundo Datafolha
Segundo pesquisa do Datafolha divulgada nesta terça-feira (12), a avaliação negativa sobre a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou um aumento de 9 pontos percentuais na cidade de São Paulo em aproximadamente seis meses. Paralelamente, a aprovação teve uma queda de 7 pontos no mesmo intervalo de tempo.
De acordo com a pesquisa, 34% dos entrevistados consideraram a administração de Lula como ruim ou péssima. Enquanto isso, 28% a classificaram como regular e 38% a julgaram como boa ou ótima. Um percentual de 1% dos entrevistados não soube opinar.
Na pesquisa anterior do Datafolha, realizada em agosto do ano passado, o governo Lula tinha uma aprovação de 45% dos eleitores na maior cidade do Brasil. Na mesma época, 29% consideravam a gestão como regular e 25% como ruim ou péssima.
Em São Paulo, os eleitores de 60 anos ou mais e aqueles com nível de escolaridade até o ensino fundamental foram os que deram os melhores percentuais de aprovação ao presidente, com 45% e 47%, respectivamente.
Entretanto, entre os evangélicos, grupo ideologicamente mais alinhado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a reprovação a Lula é mais acentuada. Cerca de 49% dos entrevistados nesse estrato consideraram o governo como ruim ou péssimo, o que representa um aumento de 12 pontos percentuais em relação a agosto de 2023.
A pesquisa do Datafolha ouviu 1.090 eleitores na cidade de São Paulo entre os dias 7 e 8 de março de 2024, com uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Foto: Agência Brasil
Comentários