Os melhores filmes de 2018

OS MELHORES FILMES DE 2018

No cinema, como na política e na vida, há sempre pessoas que, por seu pessimismo, dizem que “todos os bons filmes já foram feitos.” A questão é que cada ano desmente isto, trazendo obras novas, interessantes, emocionantes. E revelando novos talentos de cineastas e atores

THE POST – A GUERRA SECRETA

Direção: Steven Spielberg

Com: Meryl Streep, Tom Hanks e Sarah Paulson

O famoso caso dos Pentagon Papers e a luta do Washington Post por manter sua liberdade de expressão frente às barreiras legais colocadas pelo governo americano. Uma verdadeira aula de liberdade e luta pelos princípios, na maravilhosa interpretação de Meryl Streep, como a CEO do jornal, Kay Graham. É daqueles filmes que fazem a gente acreditar nas pessoas.

TRÊS ANÚNCIOS PARA UM CRIME

Direção: Martin McDonagh

Com: Frances McDormand, Woody Harrelson e Sam Rockwell

O filme independente do ano. Uma mãe que tem sua filha estuprada e morta, sem que as autoridades tenham apontado qualquer culpado, compra três outdoors para pedir justiça. O fato ganha cobertura da imprensa e inferniza a polícia local. Os personagens e o trabalho de interpretação são incríveis. Frances McDormand e Sam Rockwell estão antológicos.

PANTERA NEGRA

Direção: Ryan Coogler

Com: Chadwick Boseman, Michael B. Jordan e Lupita Nyong’o

A Marvel conseguiu inovar ao fazer um filme sobre um super-herói africano que luta para manter seu país unido e protegido. Atingiu uma bilheteria mundial inacreditável e gerou uma nova linha para filmes de heróis. Uma produção absolutamente impecável, efeitos especiais inovadores e uma história cheia de reviravoltas levaram o filme a apaixonar crítica e público – algo cada vez mais raro nos dias atuais.

O REI DO SHOW

Direção: Michael Gracey

Com: Hugh Jackman, Zac Efron e Michelle Williams

A vida do artista que criou o histórico Circo P.T.Barnum traz para a tela uma vida de superação, fantasia e obstinação pelo seu sonho. O mundo do circo – e seu universo particular – é suficientemente cinematográfico para permitir imagens visualmente arrebatadoras. Hugh Jackman eleva seu patamar para ser um dos grandes artistas do entretenimento, representando, dançando e cantando como um astro.

TRAMA FANTASMA

Direção: Paul Thomas Anderson

Com: Daniel Day-Lewis, Vicky Krieps e Lesley Manville

Um costureiro perfeccionista tem uma vida solitária e cheia de neuroses, até que inicia o envolvimento amoroso com uma de suas modelos. Todas as idiossincrasias de uma personalidade extremamente neurótica ficam ainda maiores e mais tormentosas durante uma paixão. Drama daqueles de rasgar os pulsos. E Daniel Day-Lewis segue um ator superlativo.

VINGADORES: GUERRA INFINITA

Direção: Anthony Russo & Joe Russo

Com: Robert Downey Jr., Scarlett Johansson e Josh Brolin

Pode um filme cuja história não termina e que mata a maioria dos mocinhos no final ser um filmaço? O capítulo três de Vingadores quebrou essa barreira. A luta contra o supervilão Thanos é hipnótica e surpreendente. Além de passar duas horas e meia sem respirar no cinema, você sai louco por ver o desfecho da história. Mais um gol de placa da Marvel.

NASCE UMA ESTRELA

Direção: Bradley Cooper

Com: Lady Gaga e Bradley Cooper

Modernização da história que já teve Judy Garland e Barbra Streisand como protagonistas. Uma cantora desconhecida recebe uma chance por um veterano músico country na fase decadente de sua carreira. Ela explode para o estrelato, e o romance dos dois tem muitas provações a enfrentar. Um filme excepcional, com visual lindo e trilha sonora nota dez, com Lady Gaga e o próprio Bradley Cooper.

HOSTIS

Direção: Scott Cooper

Com: Rosamund Pike, Christian Bale e Wes Studi

O extraordinário gênero de faroeste volta e meia dá o ar da graça com grandes filmes. O deste ano foi Hostis. Um capitão do exército americano recebe a missão de escoltar um chefe Cheyenne até a reserva destinada a ele para passar os últimos dias de sua vida. Temas como preconceito, maturidade, ódio, vingança e dever são aprofundados de forma quase lírica nesse western vibrante e emocionante. A jornada destes dois homens e as lições de vida são impecavelmente captadas pela câmera de Cooper, que contou com elenco excepcional para dar vida aos protagonistas de sua história.

VIVA – A VIDA É UMA FESTA

Direção: Lee Unkrich e Adrian Molina

Com: Anthony Gonzalez, Gael García Bernal e Benjamin Bratt

A arte de contar grandes histórias que agradem crianças e adultos em um desenho vem ganhando desenvolvimento. Este ano, o grande desenho foi Coco (aqui no Brasil com o título estranho de Viva – A Vida é Uma Festa). A Disney Pixar trouxe a história de um menino mexicano que sonha em ser músico e entra em contato com seus ancestrais. Lírico, poético, emocionante e cheio de humanismo, é um grande filme desenhado a mão.

JOGADOR Nº 1

Direção: Steven Spielberg

Com: Tye Sheridan, Olivia Cooke e Ben Mendelsohn

Um caleidoscópio de memorabilia de cinema alimenta uma história futurista sobre um videogame que mobiliza as pessoas em um mundo quase destruído. Spielberg mostra que segue com seu talento e paixão pelo cinema intactos. Os personagens cumprem seu destino em meio a inúmeras citações mais ou menos explícitas sobre filmes e séries de tv. Um delírio para qualquer cinéfilo.

SÉTIMA ARTE | MARCO ANTÔNIO CAMPOS

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.